Integração das comunidades ciganas foi tema de encontro em Torres Vedras

27.01.2015

Temáticas relacionadas com a integração das comunidades ciganas foram debatidas e refletidas em Torres Vedras nos dias 22 e 23 de janeiro no âmbito do II Encontro Nacional do Programa Romed2.

Os dois dias do encontro pautaram-se pela realização de workshops dirigidos quer aos membros representantes da comunidade cigana dos vários municípios envolvidos (Figueira da Foz, Coimbra, Abrantes, Torres Vedras, Beja, Moura, Elvas, Barcelos e Seixal), quer a técnicos e decisores políticos convidados.

O funcionamento dos gabinetes de apoio comunitário nacionais afetos àquele programa foi a temática central deste encontro que decorreu na maior parte do seu tempo no Edifício dos Paços do Concelho e resultou de uma organização conjunta do Município de Torres Vedras, do Alto Comissariado para as Migrações, da Associação Letras Nómadas e do Programa Romed2.

Também no âmbito da iniciativa foram entregues na noite do dia 22 de janeiro, no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, os prémios da Associação Letras Nómadas. Nessa cerimónia, que contou com a presença do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, foi um dos distinguidos, a quem coube o prémio da categoria “Inspiração Cigana”. De referir que os troféus entregues nesta sessão foram criados pela artesã torriense Olga Neves. Ainda na ocasião foi apresentado pela Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias um projeto de Ensino Doméstico destinado a jovens de etnia cigana.

Refira-se que o Programa Romed2, que é promovido pela União Europeia, tem como objetivo principal assegurar a equidade da mediação entre as comunidades ciganas e as instituições públicas. Coloca no centro do seu processo o Grupo de Ação Comunitária, o qual é formado por cidadãos das comunidades ciganas, mobilizando-os à participação e ao diálogo com as instituições públicas. Os grupos de ação comunitária são compostos por cidadãos da comunidade local (homens e mulheres) que se envolvem progressivamente no processo democrático do seu Município. Tal traduz-se na possibilidade de transmitirem, de forma organizada, as prioridades a que consideram mais urgente dar resposta, tendo em conta os meios à disposição das autoridades locais.

O Romed2 utiliza princípios de boa governança e exige a organização da comunidade como meio de desencadear um processo que seja sustentável e justo para todos.

De referir que o trabalho do Grupo de Ação Comunitária de Torres Vedras já foi encetado, ocupando o mesmo um espaço a partir do qual realizará ações de intervenção comunitária, estando primeiramente previsto a este nível a recolha de alimentos e de bens de primeira necessidade.

Última atualização: 22.05.2020 - 14:08 horas