Inovação Social no concelho foi premiada

02.06.2014

As boas práticas na área social no concelho continuam a ser estimuladas e premiadas.

Recentemente a Rede Social de Torres Vedras dinamizou a sua terceira iniciativa nesse âmbito. Depois das primeiras edições do Prémio de Boas Práticas e do Concurso de Escolas Empreendedoras Sociais de Torres Vedras, foi a vez de tomar forma o I Prémio de Inovação Social, tendo a respetiva entrega de prémios se realizado no dia 30 de maio, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal.

Este prémio pretende distinguir bienalmente iniciativas que, pelos seus objetivos ou métodos, respondam, de forma criativa, a necessidades sociais ou acrescentem valor a projetos em curso, contribuindo para criar novas formas de relação social ou de colaboração com reflexo nas comunidades locais, em particular na sua capacidade de ação e de intervenção social.

Os vencedores desta iniciativa foram: na categoria “Arte e Desporto”, o projeto Ser a Brincar, do Académico de Torres Vedras (projeto de ensino de expressão dramática a crianças que visa, por meio de atividades lúdicas, melhorar as competências sociais e emocionais, estimular a expressão corporal, vocal e verbal, promover a criatividade, desenvolver a consciência espácio-temporal e a valorização da arte); na área de desenvolvimento social, o Mercado Social da União das Freguesias dos Campelos e do Outeiro da Cabeça (que visa proporcionar ocupação útil com formação a pessoas desempregadas e carenciadas, pretendendo simultaneamente promover a qualificação em diversas áreas artesanais e criar hábitos de sustentabilidade e consciência ecológica); na categoria de Inovação, a Terapia Assistida por Cães na Escola, promovida pela Junta da Freguesia do Turcifal (destinada a crianças do 1.º ciclo do ensino básico que frequentem um processo psicoterapêutico tradicional com diagnósticos de Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção e Baixo Rendimento Escolar associados a dificuldades emocionais).

Receberam ainda na ocasião menções honrosas: o projeto CICapacitar, do Centro Social Paroquial de Torres Vedras (ação de caráter formativo no concelho, com funcionamento em horário pós laboral e serviço de babysitting); e o projeto Higia – Desenvolvimento e Intervenção de Aptidões Físicas e Sociais, da Associação de S. Gonçalo de Torres Vedras (um espaço na área do desporto que visa promover a saúde nas suas várias vertentes, possibilitando a atletas um acompanhamento personalizado a nível físico, mental, nutricional, social, entre outros).

Concorreram ainda nesta iniciativa os projetos: Loja Sorriso, da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira; (Re)Pensar nas Famílias, da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras; PróSaber, da União das Freguesias da Carvoeira e Carmões; o Gabinete de Apoio ao Sócio, da Associação de Socorros da Freguesia da Carvoeira; e Planos de Ação para a Igualdade e Conciliação, da Associação Dianova Portugal.

Foram membros do júri deste prémio: Orlando Garcia (professor universitário), José Ramos (representante do núcleo executivo da Rede Social de Torres Vedras), André Macedo (secretário geral da Comunidade Intermunicipal do Oeste), Susana Silva (representante do Rotaract) e Ulisses Dias (representante da empresa Slingshot).

O I Prémio de Inovação Social teve os apoios da Cliché, Emergosol, Hospital Veterinário da Mata de Santa Iria e Transportes Paulo Duarte.

Última atualização: 18.08.2020 - 13:00 horas