Iniciativas do programa "+ Saúde: Alimentação e actividade física"

09.07.2010

Promover hábitos alimentares saudáveis foi o objectivo de iniciativas dinamizadas recentemente no âmbito do programa + Saúde: Alimentação e actividade física que se integra no Plano de Desenvolvimento em Saúde do concelho.

Uma dessas iniciativas foi um conjunto de quatro workshops de culinária saudável destinados a encarregados de educação que tiveram lugar na Escola de Serviços e Comércio do Oeste e contaram com 57 participações (27/2, 13/3, 24/4 e 15/5).

Outra daquelas iniciativas foi um concurso de receitas saudáveis dirigido a agrupamentos de escolas do concelho (que escolheram os seus representantes de entre turmas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico). A final desse concurso realizou-se na Feira da Saúde (16/4), tendo na ocasião sido atribuídos os primeiros prémios do mesmo a confecções da Escola Básica do 1.º Ciclo do Sobreiro Curvo (na categoria de sopa), do Centro Educativo do Outeiro da Cabeça (na categoria de prato principal) e do Jardim-de-infância da Ponte do Rol (na categoria de sobremesa).

Ainda integrado naquele programa - no qual a Câmara Municipal é uma das entidades envolvidas - levaram-se a cabo durante o ano lectivo algumas acções em estabelecimentos de ensino do concelho como medições do índice de massa corporal de alunos, atribuição de prémios a lanches saudáveis, criação de hortas e consumo dos seus produtos e visita a quintas de agricultura biológica.

Publicado: 22.04.2013 - 18:26 horas