Igreja de S. Pedro reabriu!

17.08.2017

A Igreja de S. Pedro, em Torres Vedras, já reabriu ao público, depois de ter estado fechada devido às obras de conservação e restauro do teto decorativo da sua nave central.

Essa reabertura foi assinalada com uma eucaristia presidida pelo cardeal-patriarca D. Manuel Clemente, esta segunda-feira, dia 14 de agosto.

Num templo que se encheu de fiéis para assistir a essa missa de reinauguração do mesmo, como D. Manuel Clemente a ela se referiu, o bispo de Lisboa salientou a importância de se preservar o património, quando já algum foi desaparecendo ao longo do tempo. A data escolhida para a reabertura da igreja não aconteceu por acaso, tendo a mesma sido decidida pelo facto de D. Manuel Clemente ter sido batizado precisamente no dia 14 de agosto na Igreja de S. Pedro.

Já o pároco local, Daniel Henriques, recordou na sua intervenção a necessidade de se finalizar o arranjo da Igreja de S. Pedro, tendo agradecido à Câmara Municipal o apoio que esta entidade tem já previsto para a recuperação do património religioso local.

Por fim, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, afirmou que é obrigação da entidade que dirige preservar o património e que no futuro esse trabalho continuará a ser feito.

De referir que 142.089 euros foi o valor da obra inaugurada, a qual foi cofinanciada em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia por meio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A Câmara Municipal custeou o investimento financeiro remanescente.

Recorde-se que a Igreja de S. Pedro integra roteiros de âmbito turístico-religioso concelhios e regionais, bem como o projeto municipal ISA - Idosos Saudáveis e Ativos, por meio do qual seniores torrienses estão a assegurar a sua abertura durante o dia.

Última atualização: 20.02.2019 - 16:07 horas