Historias de Vida recordadas em Torres Vedras

28.05.2014

As Historias de Vida foram mais uma vez relembradas em Torres Vedras, no dia dedicado a esta temática - 26 de maio.

No âmbito dessa atividade foram apresentados, no Museu Municipal Leonel Trindade, vários trabalhos executados por seniores que remeteram para as suas memórias, os quais partiram de iniciativas da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino: o projeto “Quando perguntei por mim já não estava lá” (da Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras), tendo Ana Manita, desta associação, dado a conhecer um trabalho integrado no mesmo que aborda experiências e episódios da sua vida; o trabalho "L'enfance où j'ai grandi" (apresentado por seniores de Villenave D’Ornon, município geminado com Torres Vedras); e a história do Adamastor (excerto da obra “Os Lusíadas”, com adaptação de João Barros), em kamishbai, pelo núcleo de Santa Cruz do Clube Sénior da Câmara Municipal, que se integra no projeto “Histórias com água dentro”.

Música e poemas entremearam estas apresentações, a que se seguiu a inauguração da exposição “Tudo e mais alguma coisa” na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino. Desta exposição saliente-se o trabalho “Águas Passadas”, inserido no projeto “Anotar os Dias”, que consiste em 30ms em registo áudio de memórias relacionadas com a água recolhidas junto de cerca de 70 membros do Clube Sénior da Câmara Municipal. Mas há mais trabalhos nesta exposição, que congrega projetos desenvolvidos pela Fábrica das Histórias em conjunto com outras entidades durante o ano letivo: do Desafio “Chapéus há muitos” (mediante o qual elementos do Clube Sénior da Câmara Municipal criaram, a partir de uma mesma estrutura em arame, um conjunto de chapéus com muita criatividade e imaginação); do Desafio de curtas metragens “Jeremias Fixe” (em que crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico criaram novas histórias a partir das personagens do livro de Jon Klassen “This is not my hat”); “Miranda” (um trabalho que reune documentos relacionados com a História de Torres Vedras proporcionados por um colecionador local); do já referido projeto “Histórias a meter água” (por meio do qual os vários núcleos do Clube Sénior da Câmara Municipal criaram kamishbais, elementos cénicos relacionados com uma técnica ancestral japonesa de contação de historias, tendo várias sido levadas a escolas); e o também já referido realizado por seniores franceses.

Visite esta exposição!

Última atualização: 18.08.2020 - 15:54 horas