Hidrogénio como combustível foi abordado em "workshop" em Torres Vedras

05.06.2017

"Cidades Sustentáveis – O Papel do Hidrogénio” foi o tema de um workshop que o Centro de Educação Ambiental acolheu na manhã do dia 1 de junho.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, em parceria com a Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio, teve como objetivos fundamentais promover a importância do hidrogénio enquanto vetor energético na descarbonização dos territórios, bem como identificar medidas de financiamento para implementação de projetos nesta área.

Na sua intervenção, o presidente daquela associação frisou a importância de deixar às gerações vindouras um mundo melhor do que aquele que encontrámos, referindo-se à questão das alterações climáticas. João Campos Rodrigues explicou que nessa medida o hidrogénio proporciona uma solução de mobilidade 100% ecológica, estando a entidade que dirige a desenvolver esforços para colocar esta questão na agenda energética nacional.

De referir que em Portugal, atualmente, não existem iniciativas de desenvolvimento de aplicações das pilhas de combustível e produtos de hidrogénio, ao nível local, regional ou nacional. O financiamento e a parceria com a indústria são determinantes para o desenvolvimento de projetos locais nesse âmbito.

O Município considera que o hidrogénio enquanto vetor energético é uma opção estratégica de futuro, na gestão da energia e na descarbonização dos territórios, sendo essencial garantir ao nível local um posicionamento efetivo nesta área.

Recorde-se que recentemente o Município aderiu à iniciativa “Hydrogen Regions/Cities” da Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FCH JU), que tem como intenção envolver as regiões e cidades da Europa para desenvolver casos de negócio de aplicações das pilhas de combustível e produtos de hidrogénio e ajudá-las a encontrar fontes de financiamento para a implementação de projetos futuros nessa área, bem como identificar e potenciar a capacidade a nível local existente que possa ser explorada para criar, eventualmente, novos empregos e crescimento económico relacionados com a mesma.

A FCH JU desenvolveu recentemente um estudo que pretende ajudar regiões/cidades a desenvolver projetos e a tornarem-se pioneiras no desenvolvimento tecnológico, intitulado “Desenvolvimento de casos de negócio para candidatura FCH para regiões e cidades”.

Ao aderir àquela iniciativa, Torres Vedras pretende explorar a possibilidade de desenvolver projetos locais de utilização de soluções de gestão de energia tendo por base o hidrogénio, de forma a garantir a descarbonização e sustentabilidade do território, com o claro objetivo de continuar a promover a qualidade de vida e o crescimento da economia verde local.

Neste workshop intervieram também com comunicações relacionadas com a temática do mesmo representantes do EnergyIN - Polo de Competitividade e Tecnologia da Energia, da Direção Geral de Energia e Geologia, da HyER - Associação Europeia para o Hidrogénio, Células de Combustível e Electro Mobilidade nas Regiões Europeias e da Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking. O vereador Hugo Lucas representou o Município nesta atividade.

De referir ainda que neste workshop a representante daquela direção-geral apresentou o projeto que está a ser desenvolvido pela mesma em conjunto com o LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia), intitulado “Roteiro Nacional para o Hidrogénio”. Esse projeto pretende identificar prioridades e medidas de médio e longo prazo em diferentes níveis geográficos, e inclui: o desenvolvimento e inovação tecnológica; o vetor de armazenamento energético; a análise de cadeias de valor do hidrogénio; e a identificação e suporte relevante e medidas preparatórias.

Durante a tarde decorreu a Assembleia Geral dos membros da HyER, da qual Torres Vedras é membro. O Município conta também com esta associação europeia para apoiar e facilitar a troca de experiências e o desenvolvimento de projetos na área do hidrogénio.

Última atualização: 11.03.2019 - 13:50 horas