Garrafeira/winebar Venceslau

30.12.2021

Logotipo da garrafeira/winebar Venceslau

A garrafeira/winebar Venceslau é um espaço comercial de referência de Torres Vedras na área dos vinhos que entrou recentemente em funcionamento no 1.º piso do Mercado Municipal.

O nome deste espaço remete para a célebre taberna criada em 1895 na Rua Santos Bernardes (nas proximidades da Igreja da Graça), que foi pertença de José Venceslau e do seu irmão, a qual era frequentada, por exemplo, por Maria Cachucha, e onde a comunidade se reunia para ver televisão, até porque este foi o segundo local público de Torres Vedras onde tal era possível. Em 1982 a propriedade da taberna Venceslau passou para Luís Barbosa, o pai de Bruno Barbosa (proprietário da referida recém-inaugurada garrafeira/winebar), tendo sido sob a gerência deste último que aquela taberna encerrou, em 2002.

Na mente de Bruno Barbosa ficou sempre a vontade de reeditar o nome desse icónico espaço de Torres Vedras, de forma a homenagear o mesmo, sendo que, em paralelo, foi também surgindo neste empresário torriense a intenção de complementar a sua atividade na área da restauração com um espaço dedicado aos vinhos, o que o levou, inclusivamente, a fazer um curso de escanção. Há cerca de um ano surgiu a oportunidade de concretização desse seu desejo, no edifício do Mercado Municipal, equipamento que tem também um significado relevante para a identidade torriense.

Inaugurada no dia 16 de novembro, a garrafeira/winebar Venceslau é também resultado do trabalho realizado no âmbito da Cidade Europeia do Vinho 2018 | Torres Vedras/Alenquer, já que esta iniciativa se constituiu como um móbil que se revelou essencial para que Bruno Barbosa viesse a concretizar o projeto de criação daquele seu novo espaço comercial, o qual pretende ter uma oferta diferenciada.

Atualmente, no mesmo, é proporcionado, para além da aquisição de vinhos de diversos locais do país, o consumo, a copo, de vinhos previamente selecionados (de várias regiões vinícolas de Portugal), inclusivamente de vinhos naturais, bem como de vinho do Porto, o que pode ser acompanhado pela degustação de queijos e produtos de charcutaria.

Num futuro próximo prevê-se que na garrafeira/winebar Venceslau sejam também proporcionados petiscos quentes, provas de vinhos verticais e horizontais, ações de harmonização gastronómica e de iniciação à prova de vinhos. É ainda intenção de Bruno Barbosa que neste seu novo espaço comercial, em parceria com a AMETUR - Associação Mundial de Enoturismo, venham a ser promovidos produtos vínicos e de enoturismo de vários continentes.

A garrafeira/winebar Venceslau está aberta de terça-feira a sábado, das 10h00 às 21h00, e ao domingo, das 9h00 às 13h00.

B.I.

Nome: Garrafeira/winebar Venceslau

Localização: Mercado Municipal de Torres Vedras | Avenida Tenente-Coronel João Luís de Moura n.º 17, 2560-336 Torres Vedras

Contactos: 261 323 157 / 924 705 136 | info@garrafeiravenceslau.pt