Freguesia do Ramalhal vai ter uma nova escola básica

16.06.2021

Fotografia do lançamento da primeira pedra da Escola Básica do Ramalhal

Foi na presença de vários alunos que decorreu hoje, 16 de junho, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da futura Escola Básica do Ramalhal. O novo equipamento, com capacidade para 231 alunos, agregará todas as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo da freguesia do Ramalhal.

“Continuamos a implementar a estratégia que definimos há muitos anos, que é ir fazendo a remodelação do parque escolar da periferia para a Cidade”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. A autarca esclareceu que atualmente “temos quatro escolas em obra”, das quais duas deverão ficar concluídas este ano, uma no próximo ano, e a quarta, a Escola Básica do Ramalhal, em 2023.

Para o presidente da Junta de Freguesia do Ramalhal, António Espírito Santo, a construção desta nova escola é um objetivo antigo, que “traz uma melhoria muito considerável ao ensino na freguesia do Ramalhal”. O autarca considera que “estas novas escolas introduzem uma melhoria no sistema de ensino”, oferecendo condições iguais para toda a população escolar da freguesia.

A diretora-adjunta do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, Teresa Félix, também marcou presença na cerimónia. “Uma nova escola é sempre uma mais-valia”, afirmou Teresa Félix, acrescentado que “esta é uma oportunidade de nos abrimos ao futuro, com outras condições e outros equipamentos”.

A cerimónia prosseguiu com a leitura de duas cartas escritas pelos alunos da atual Escola Básica do Ramalhal e a assinatura do auto de notícia da obra, a que se seguiu o lançamento da primeira pedra da mesma.

A futura Escola Básica do Ramalhal irá contar com seis salas de aula do primeiro ciclo, com capacidade máxima para 156 alunos, e três salas de educação pré-escolar, com capacidade máxima para 75 alunos. Os espaços dos diferentes níveis de ensino serão divididos por um pátio, permitindo uma proximidade entre as várias salas que poderá potenciar a sua utilização mútua, consoante as necessidades verificadas em cada ano letivo. Este equipamento incluirá, também, um pavilhão desportivo.

A construção desta escola representa um investimento total de 4.379.886 euros. A obra foi adjudica à empresa Joaquim Fernandes Marques & Filho e o projeto de arquitetura é do gabinete Inplenitus, Arquitectura e Soluções.

Última atualização: 16.06.2021 - 16:22 horas