Fragmento de Fuste Torso

01.05.2015

Fragmento do Pelourinho

Na Praça do Município encontra-se, em local de destaque, um fragmento do pelourinho que aí existiu e que foi retirado em meados do século XIX. Junto a este fragmento existe uma placa que nos conta a história: “Fragmento de fuste torso de calcário, único vestígio existente do antigo pelourinho de Torres Vedras, localizado no centro da Praça do Município, defronte dos Paços do Concelho. O pelourinho de estilo manuelino e encimado pelas armas reais, foi erigido no século XVI, provavelmente após a atribuição de um novo foral ao concelho por D. Manuel I, em 1 de junho de 1510. Foi desmantelado a 13 de maio de 1852, por ordem de Maurício José da Silva, administrador do concelho, com pretexto de permitir a passagem do coche da rainha D. Maria II e da sua comitiva régia. Este fragmento foi descoberto por Leonel Trindade, na década de 30 do século XX, a servir de cunhal na casa de Jaime Batista, antigo secretário da Câmara, localizada próximo do Castelo. Posteriormente, na casa do major Andrea, foram encontrados os ferros de sujeição do pelourinho, que acabaram por desaparecer. Esteve exposto no Museu Municipal até Abril de 2003.”

A base onde se encontra atualmente o fuste foi concluída aquando da inauguração das obras de remodelação dos Paços do Concelho, a 25 de abril de 2003.

O desenho do espaço exterior da Praça do Município, bem como a base do fuste são da autoria do Arq.ª César Deus e importa referir, a este propósito, que a base, em pedra de lioz, na continuidade do material aplicado nas lajes do pavimento, foi pensada como elemento único organizador da praça, assumindo a função de porta bandeiras, banco e base expositiva do fuste, assumindo-se também, de modo informal, como um elemento de separação entre a Praça do Município e a Rua Roque Ferreira Lobo.

• Autor do projeto de reinstalação: Arqt. César Deus
  • Localização: Praça do Município, Torres Vedras