Torres Vedras

Forte de São Vicente

01.10.2019

A 20 de outubro de 1809, o engenheiro Richard Fletcher, do corpo real de engenheiros britânicos, recebe, do Duque de Wellington, um memorando com expressas orientações sobre a construção daquele que viria a ser um dos mais eficazes sistemas defensivos da história militar.

Em Torres Vedras, as obras dão início a 8 de novembro sob o comando do Capitão Mulcaster. O Forte de S. Vicente, que viria a integrar a primeira linha de defesa, apresentava-se, na frente da linha principal, como posto de comando avançado, à semelhança do Forte Grande da Serra, em Sobral de Monte Agraço.

A localização privilegiada do Forte de S. Vicente convida à visita… Logo à entrada, e perante um silêncio impactante, facilmente tomamos consciência da herança que representam estas terras.

Seduzidos pela história, percorremos os três redutos e a praça de armas e dirigimo-nos ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras, instalado na ermida medieval. Este espaço, de acolhimento ao visitante, integra a rede de centros de interpretação da Rota Histórica das Linhas de Torres sendo a porta de entrada para o percurso Torres Vedras na Primeira Linha, um dos seis itinerários de visita do território das Linhas de Torres Vedras.

No Centro de Interpretação são proporcionadas experiências pedagógicas que nos convidam a explorar a história, com destaque para o sistema de comunicação ótico, cuja utilização permitia uma rápida transmissão de mensagens entre o Oceano e o Tejo.

No final, registe a visita com uma fotografia de época que poderá partilhar com os seus amigos.

À saída, contornamos a ermida e, por momentos, apreciamos a vista panorâmica sobre a Cidade e tentamos identificar as fortificações que, ao longo da linha, entre a serra e o mar, acompanham o horizonte…

 

Curiosidades

A elaboração do memorando apoiou-se nos estudos prévios de Vincent recolhidos durante a primeira invasão a pedido de Junot, e no levantamento topográfico do major Neves Costa, realizado entre 1808 e 1809.

Em março de 2019 foi aprovada, em Conselho de Ministros, a proposta de classificação das Linhas de Torres Vedras como Monumento Nacional.

A Assembleia da República deliberou, por unanimidade, a 17 de outubro de 2014, instituir o dia 20 de outubro como Dia Nacional das Linhas de Torres, numa justa homenagem à memória e resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar.


Marta Fortuna 

Última atualização: 22.01.2020 - 09:16 horas
voltar ao topo ↑