“Formação + Próxima” vai contribuir para a melhoria dos serviços turísticos no Concelho

03.12.2021

Agentes turísticos do Concelho e técnicos do Município da área do Turismo vão receber gratuitamente horas de formação, o que irá acontecer devido ao facto de Torres Vedras ser um dos 36 municípios do país que integra o projeto “Formação + Próxima”, uma iniciativa do Turismo de Portugal.

A apresentação deste projeto aconteceu no dia 25 de novembro, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, tendo marcado presença nessa sessão a vereadora do Turismo da Câmara Municipal, Dulcineia Ramos.

“Formação + Próxima” é um projeto desenvolvido pelas escolas do Turismo de Portugal que visa capacitar, massivamente, os colaboradores do setor do Turismo nacional, em parceria com as autarquias, as quais se constituem como os agentes mais próximos das realidades locais, sendo mobilizadoras privilegiadas da mudança estratégica que se pretende alcançar nos respetivos territórios.

A implementação do “Formação + Próxima” passa por descentralizar a formação do espaço físico das escolas do Turismo de Portugal e adaptá-la às necessidades de cada autarquia, bem como à diversidade das empresas do setor turístico, capacitando 75.000 profissionais. Este programa contribuirá, ainda, para a captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do Turismo.

As ações do “Formação + Próxima”, as quais são dirigidas a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais, basear-se-ão em processos de upskilling e reskilling (por meio dos quais se desenvolverão conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills), e contribuirão para acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos respetivos territórios. Os percursos formativos irão variar entre as 50 e as 200 horas, sendo personalizados à medida de cada concelho, após a elaboração de um diagnóstico de necessidades e vontades, bem como de um plano de formação de reforço da “arte da hospitalidade”.

Na região Oeste o referido programa será coordenado e implementado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, durante os próximos três anos (2022 a 2024), em estreita sintonia com os municípios de Caldas da Rainha, Óbidos e Torres Vedras, estando previsto o alargamento e generalização do projeto a outros municípios da região.

O programa “Formação + Próxima” integra-se no “Reativar o Turismo – Construir o Futuro”, um plano que consiste num conjunto de ações que visam estimular a economia e a atividade turística nacional e que representa um investimento de 6 mil milhões de euros.

Última atualização: 03.12.2021 - 17:24 horas