Comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras já têm programa

01.02.2023

Imagem da intervenção da presidente da Câmara Municipal

Vai ser com um vasto e diversificado programa de atividades que o Centenário do Carnaval de Torres Vedras vai ser comemorado até 14 de fevereiro do próximo ano.

Esse programa foi apresentado na noite de ontem, dia 31 de janeiro, numa sessão que teve lugar nas instalações do Grémio Artístico Torreense.

Desse programa comemorativo refira-se, desde logo, a edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras, que contará com uma cerimónia de Chegada dos Reis especial. Acresce a esse evento o lançamento de livros, exposições, uma caderneta de cromos, a emissão de selos comemorativos, uma série documental online sobre as associações carnavalescas de Torres Vedras, o ciclo “Décadas”, uma edição especial da “Rota dos Petiscos”, um peddypaper, uma sessão de projeção de filmes antigos, uma recriação do corso carnavalesco torriense dos anos 20 do século passado, um concurso de fotografia, atividades educativas para o público escolar e sénior e atividades propostas por votação popular, entre outras. O programa completo das comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras pode ser consultado aqui.

Na sessão de apresentação desse programa usou da palavra o presidente da comissão consultiva para as referidas comemorações, Alfredo Reis, que aproveitou para explicar o trabalho desenvolvido por essa entidade, nomeadamente o de definição de propostas de atividades pela mesma.

Pouco depois da intervenção de Alfredo Reis foi a vez da presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, usar da palavra, tendo na sua alocução recordado o processo de construção do programa das comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, programa que, na sua opinião, dignifica a efeméride e é resultado de um relevante contributo popular. Na ocasião, Laura Rodrigues aproveitou para agradecer a todos os que envidaram esforços para a formulação do referido programa, bem como para a realização do Carnaval de Torres Vedras ao longo do tempo, “uma festa que Torres Vedras oferece ao país e ao mundo”. A presidente da Câmara Municipal referiu também na sua intervenção que: “Os torrienses souberam preservar e desenvolver as práticas e tradições do Carnaval ao longo de um século, desde a primeira chegada do Rei, em 1923, e fazem-no com muita criatividade e dedicação. Uma das marcas distintivas do nosso Carnaval é não haver fronteiras entre público e atores nos nossos tradicionais corsos. Todos participam. Por isso mesmo o Centenário merece ser uma festa participada”. Na conclusão da sua alocução Laura Rodrigues enfatizou que a celebração do Centenário do Carnaval de Torres Vedras não pretende prolongar o evento durante um ano mais, mas sim convocar a conhecer e experienciar o mesmo.

De referir ainda que a sessão de apresentação do programa das comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, a qual foi conduzida por Eva e Rafa, encerrou com uma atuação de Daniela Mendes, que interpretou na ocasião temas alusivos ao Carnaval.

Última atualização: 02.02.2023 - 11:11 horas