"Festas da Cidade" têm acolhido atividades desportivas

07.11.2017

Têm sido várias as atividades de âmbito desportivo realizadas nas Festas da Cidade.

Dessas saliente-se algumas, nomeadamente o passeio de BTT Rota das Adegas, o Trail Cidade de Torres Vedras e a inauguração do percurso pedestre Rota do Pão e do Barro.

Rota das Adegas teve lugar na manhã do dia 29 de outubro, com a participação de 296 praticantes de BTT, que partiram e chegaram do Parque Regional de Exposições, passando por vários trilhos e caminhos do concelho, ao longo de 35 km, onde puderam apreciar a beleza das vinhas deste território. De realçar desta atividade organizada pela Câmara Municipal e o Académico de Torres Vedras o momento de paragem e confraternização realizado nas instalações da Sociedade Agrícola da Quinta da Portucheira.

Outra atividade de âmbito desportivo realizada nas Festas da Cidade foi o Trail Cidade de Torres Vedras, que também decorreu no dia 29 de outubro, igualmente a partir do Parque Regional de Exposições.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal em parceria com o Turres Trial, registou cerca de 500 participações, tendo proporcionado uma caminhada de 12km e um trail curto (12km) e um outro longo (20km).

Já no dia 1 de novembro foi inaugurado mais um percurso pedestre no concelho, o décimo segundo, denominado Rota do Pão e do Barro (PR12), que percorre as freguesias dos Campelos e do Outeiro da Cabeça.

Numa manhã que proporcionou excelentes condições para uma boa caminhada os participantes tiveram oportunidade de saborear diversos tipos de pão produzidos na zona de Campelos e ainda de conhecer o funcionamento da indústria de barro vermelho da zona de Outeiro da Cabeça, mais concretamente as instalações da CT Cobert. De referir que o PR12 une os dois núcleos principais das freguesias dos Campelos e do Outeiro da Cabeça, passando por locais como o Museu Etnográfico dos Campelos, o moinho desta localidade e as instalações do complexo industrial cerâmico da zona. Tem dois inícios previstos: um em Campelos (junto ao edifício-sede da junta de freguesia e mercado) e outro no Outeiro da Cabeça (junto ao edifício da junta de freguesia).

Foi pensado para ser a junção de duas rotas que se podem fazer em separado ou em conjunto dependendo da condição fisica e do tempo disponível e pensado no sentido de mostrar o que de melhor distingue e une aquelas duas freguesias que foram agregadas:  o pão, famoso do lado de Campelos, e o barro famoso do lado do Outeiro, e existente nos dois lados.

Última atualização: 04.10.2022 - 12:46 horas