Festa Sénior continua a promover o envelhecimento ativo

06.12.2018

Uma iniciativa que deu mais anos aos anos da vida de seniores de seis concelhos durante o ano.

Assim foi a 21.ª edição da Festa Sénior que proporcionou, à semelhança das anteriores, um vasto programa de atividades culturais, lúdicas e pedagógicas descentralizadas e diversificadas a seniores dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Cadaval, Bombarral e Arruda dos Vinhos.

Recorde-se que a Festa Sénior nasceu em 1995 com o nome de Festa d’ Outono, fruto de uma iniciativa conjunta do Instituto da Segurança Social I.P. e das instituições de apoio a idosos dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval, decorrendo inicialmente de forma concentrada durante o mês de outubro.

Ao longo do tempo, o certame foi objeto de várias reconceptualizações e reformulações visando adaptar-se às novas realidades e dinâmicas sociais e responder de forma mais adequada às necessidades dos seniores. Em 2012 passou a denominar-se Festa Sénior, contando com uma programação mais alargada, com atividades mais diversificadas e a decorrerem durante todo o ano.

Atualmente, o evento assume-se como uma forte parceria intermunicipal, à qual se associou em 2016 também os municípios do Bombarral e Arruda dos Vinhos, continuando a reunir em torno de objetivos comuns municípios, instituições particulares de solidariedade social e outras entidades públicas e privadas de cariz social da região.

Das atividades da edição de 2018 da Festa Sénior refira-se algumas que tiveram lugar no concelho: o Encontro Intermunicipal de Coros, na Casa da Cultura da Ponte do Rol; o Baile de Carnaval, no Pavilhão Multiusos; o Baile da Pinha, também no Pavilhão Multiusos; a Festa da Primavera, igualmente neste último local; o teatro de revista Alto e pára o Baile!, na Associação Dramática e Recreativa das Carreiras; e uma visita ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres.

Cerca de 3 mil participações foram contabilizadas nas 31 atividades realizadas entre janeiro e novembro no âmbito desta edição da Festa Sénior, a qual envolveu mais de 40 instituições dos referidos concelhos.

Fomentar o envelhecimento ativo e melhorar a qualidade de vida dos seniores; promover a participação social ativa; valorizar a importância da ocupação dos tempos livres como forma de diminuir o isolamento; desenvolver competências e aptidões; estimular a proximidade intergeracional; e rentabilizar espaços físicos e equipamentos, são, recorde-se, os objetivos da Festa Sénior.

Última atualização: 08.12.2018 - 19:18 horas