"Festa Sénior" continua a dar “anos aos anos” da vida

21.08.2017

A Festa Sénior comemorou 20 anos em expansão.

Em 2016/017 juntaram-se a esta organização intermunicipal que já abrangia os municípios de Torres Vedras, Lourinhã, Cadaval e Sobral de Monte Agraço, os de Arruda dos Vinhos e Bombarral.

De referir a este propósito que o certame sempre contou com uma forte parceria com as redes institucionais locais, nomeadamente das instituições particulares de solidariedade social.

Recorde-se que a Festa Sénior nasceu em 1995 com o nome de Festa d’ Outono, decorrendo inicialmente de forma concentrada durante o mês de outubro. Ao longo do tempo, o certame foi objeto de várias reconceptualizações e reformulações, tendo em 2012 passado a denominar-se Festa Sénior, contando com uma programação mais alargada, com atividades mais diversificadas e a decorrerem durante todo o ano.

Entre novembro e agosto voltou a proporcionar um conjunto de atividades descentralizadas ao público sénior, nas áreas lúdica, cultural e formativa, que contaram com cerca de 4500 participações. Dessas, saliente-se algumas que tiveram lugar no concelho como o Encontro Intermunicipal de Coros Seniores, na Casa da Cultura da Ponte do Rol; o V Congresso de Envelhecimento Ativo, no Edifício dos Paços do Concelho; o Baile do Carnaval, no Pavilhão Multiusos; o Baile da Pinha, também neste local; e a Festa da Primavera, igualmente no Pavilhão Multiusos.

Fomentar a participação ativa e continuada dos seniores em atividades que vão ao encontro das suas expetativas e interesses; favorecer a sua aproximação aos recursos existentes na comunidade; e, proporcionar o seu contacto com novas áreas temáticas, constituem alguns dos principais objetivos da Festa Sénior.

Última atualização: 20.02.2019 - 15:18 horas