Farinhas Firmos

02.05.2017

A Farinhas Firmos é uma empresa que se dedica essencialmente à fabricação e comercialização de farinha de trigo e respetivos subprodutos (como o farelo), sendo regionalmente a empresa de maior dimensão no respetivo ramo de atividade.

Foi constituída em 1991, embora a sua história remonte já a quatro gerações de uma família cuja paixão sempre foi a farinha e, por consequência, o pão.

Atualmente com uma capacidade produtiva de 300 ton./dia, esta empresa produz cerca de 32 mil toneladas de farinha por ano (a partir de aproximadamente 40 mil toneladas de trigo). O seu trigo é comprado maioritariamente no estrangeiro (oriundo principalmente da França, mas também da Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Europa de Leste), sendo no entanto uma parte adquirida no país, nomeadamente no Alentejo e na região Oeste. De referir que a Firmos comercializa todo o tipo de farinha embora só transforme o trigo.

Esta empresa está equipada com moderna tecnologia de moenda, fornecendo os setores da panificação e da pastelaria em todo o país, pelo que dispõe de quatro armazéns localizados em pontos estratégicos do território nacional, que permitem satisfazer prontamente as necessidades dos mercados locais. Nesse particular, de referir que conta com uma frota própria de veículos de transporte de produto que o fazem a granel ou ensacado. O mercado do sul do país é aquele onde tem crescido mais nos últimos anos. Recentemente começou também a exportar a sua produção, nomeadamente para Angola.

Identificada a necessidade de aumentar a armazenagem de matéria-prima, a Firmos investiu recentemente na construção de um bloco silar que aumentou significativamente a sua capacidade de armazenagem de trigo. Encontra-se presentemente em fase de montagem de uma nova linha de produção, destinada ao fabrico de farinhas compostas e de novas misturas desenvolvidas com o intuito de facilitar e diversificar o fabrico de pão (de forma a produzir, por exemplo, pão com cereais, pão de beterraba, pão de alfarroba, pão com tomate, cebola e orégãos ou pão com algas).

Esta empresa está também certificada para além de ser PME líder.

Num mercado extremamente competitivo onde existe excesso de produção, as Farinhas Firmos têm conseguido obter sucesso devido principalmente à sua qualidade.

Firmos, uma empresa que promete continuar a fazer boa farinha por muitas gerações…

B.I. DA EMPRESA

Nome: Farinhas Firmos, Lda

Localização: Rua General Humberto Delgado, n.º 1 Mugideira