Torres Vedras

Faleceu Alberto Avelino, presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras

29.08.2017

Faleceu o presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras, Alberto Manuel Avelino.

Alberto Avelino foi deputado à Assembleia Constituinte em 1975, tendo contribuído para a elaboração da Constituição da República Portuguesa de 1976. Foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras eleito democraticamente, cargo que exerceu de 1976 a 1983, ano em que passou a ser deputado à Assembleia da República, presidindo a comissão parlamentar de Administração Interna e Poder Local. Foi deputado durante 12 anos até ter tomado posse como Governador Civil de Lisboa, em novembro de 1995, tendo exercido o cargo durante 7 anos. Foi presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras de 1986 a 1993 e de 2002 em diante. Alberto Avelino recebeu a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro e, em 2015, a Câmara Municipal de Torres Vedras atribuiu o seu nome à praça a sul do parque urbano do Choupal. 

A Câmara Municipal de Torres Vedras manifesta o seu profundo pesar à família pela partida de um Homem de inegável valor, figura de vulto da sociedade torriense e uma referência da vivência democrática do concelho.

Na sequência do seu falecimento a Câmara Municipal declara três dias de luto municipal.

ATUALIZAÇÃO: O corpo do presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras, Alberto Avelino, estará em Câmara Ardente na Capela de São João, em Torres Vedras, a partir das 18h00 de 29 de agosto.

No dia 30 de agosto, às 14h00, o corpo seguirá para a Igreja Nossa Senhora da Graça onde será celebrada missa às 17h00, no final da qual seguirá o cortejo fúnebre para o cemitério de São João.