Exposição e concerto celebraram os Oceanos nas "Festas da Cidade"

03.11.2017

Esta terça-feira, dia 31 de outubro, foi inaugurada no Centro de Educação Ambiental a exposição “Oceano – Mar é Vida!”.

Trata-se de uma iniciativa da associação David Melgueiro, a qual pretende sensibilizar para a temática do património e preservação dos oceanos: “As obras levam-nos da epopeia marítima onde naus e caravelas enfrentaram os monstros do desconhecido e o gigante Adamastor na descoberta do imenso, à poesia de Pessoa, ao Fado, mas também aos reflexos do mundo submarino e ao constante movimento das vagas e das espumas contra os rochedos, aos abismos onde regurgita a vida que se transforma e adapta deixando, ainda, o seu grito de alarme para o flagelo da agressão a que são submetidos os Oceanos, sem esquecer os fenómenos extremos que emergem como tsunamis, tempestades, o desaparecimento dos gelos das altas latitudes e a poluição dos mares”.

Esta exposição, constituída por obras dos artistas da Tertúlia de Arte da Associação David Melgueiro, e que pretende também dar a conhecer a expedição MARBOREALIS, pode ser visitada no Centro de Educação Ambiental até 19 de novembro.

A inauguração desta exposição foi seguida de um concerto no Teatro-Cine com a Banda da Armada Portuguesa e a Camerata Vocal de Torres Vedras relacionado com a temática da mesma.

Na ocasião o presidente da Câmara Municipal atribuiu a Medalha da Cidade ao maestro da Camerata Vocal de Torres Vedras, António Gonçalves, ao maestro da Banda da Armada, José Veloso, e ao presidente da Associação David Melgueiro, José Mesquita.

No seu discurso Carlos Bernardes recordou as iniciativas da entidade que dirige no sentido da preservação e valorização dos 20 km de costa do concelho, de que é ilustrativo a atribuição desde 2009 do galardão Quality Coast. São disso também exemplos os projetos de promoção da Rede Natura 2000 e os de monitorização de lixo marinho, a reativação do Centro Azul, o programa Ecomar e o projeto de proteção costeira das praias Formosa e Azul. O presidente da Câmara Municipal anunciou ainda na ocasião a criação de uma área marinha protegida de âmbito local e realçou o trabalho da empresa torriense Noras Performance na criação da boia U-SAFE, a qual será testada na Volvo Ocean Race.

A este discurso seguiu-se uma palestra sobre o estado dos oceanos levada a cabo por Roberto Gamboa (do Instituto Politécnico de Leiria).

De referir ainda que também no dia 31 de outubro, no âmbito de uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), as Cidades foram celebradas em todo o mundo, com o objetivo de “destacar o papel importante da urbanização para o desenvolvimento global e inclusão social”. A Câmara Municipal associou-se a esta efeméride instituída em 2014, que tem como lema geral “cidade melhor, vida melhor” e, este ano, como sub-lema, a “Governança”.

Última atualização: 15.02.2019 - 19:04 horas