Estudo relativo ao futuro hospital do Oeste foi entregue ao Ministro da Saúde

25.11.2022

Imagem da apresentação do Estudo sobre o Futuro da Política Pública da Saúde do Oeste

O estudo relativo ao futuro hospital da região Oeste foi entregue ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na passada segunda-feira, dia 21 de novembro, numa reunião que teve lugar no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

A versão final desse estudo, encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste à NOVA Information Management School, foi apresentada nessa reunião perante uma plateia composta por autarcas de municípios da região, bem como por representantes do Centro Hospitalar do Oeste e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

A reunião teve início com uma intervenção da presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que aproveitou a ocasião para se manifestar relativamente às insuficiências existentes na unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (quer ao nível das instalações, quer ao nível de pessoal médico) e à carência de médicos de família no Concelho, a qual já atinge 44% dos utentes inscritos em unidades de saúde deste território. Usou de seguida a palavra o presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, que contextualizou o referido estudo, tendo o mesmo sido apresentado por Pedro Simões Coelho (da NOVA Information Management School).

De referir que esse estudo, denominado Estudo sobre o Futuro da Política Pública da Saúde do Oeste, aborda as soluções de localização para o futuro hospital do Oeste, as eventuais valências e a dimensão desse futuro equipamento, bem como o destino a dar às instalações dos diferentes polos do Centro Hospitalar do Oeste.

Finda a apresentação do estudo usou da palavra o ministro da Saúde, que elogiou a qualidade do mesmo, o qual faculta, segundo este responsável governamental, uma fundamentação técnica sólida em que assentará a futura decisão política. Manuel Pizarro apontou para março a definição da localização do futuro hospital da região Oeste, sendo que posteriormente serão concebidos os perfis funcional e assistencial do mesmo. O lançamento do concurso para a elaboração do projeto desse futuro hospital deverá acontecer no último trimestre do próximo ano.

Após a reunião, o ministro da Saúde realizou ainda uma visita à unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste.

Publicado: 25.11.2022 - 13:02 horas