Espaço Primavera continua a proporcionar formações para jovens

17.01.2020

Imagem da intervenção da vereadora Ana Umbelino

Um conjunto de workshops para os jovens do Concelho vai ser proporcionado pela Câmara Municipal durante este ano.

A apresentação do respetivo plano aconteceu no dia 15 de janeiro, no Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude.

Nessa sessão, a vereadora da Área da Juventude da Câmara Municipal, Ana Umbelino, explicou que o plano de formações que estava a ser apresentado resultava de contributos recolhidos pelos técnicos municipais em diversos contextos, procurando o mesmo favorecer a capacitação dos jovens em diversos domínios e aumentar as suas competências de literacia. Manifestou também a sua intenção de incrementar a sensibilização dos jovens para a participação cultural, dando continuidade, nesse particular, aos roteiros culturais recentemente efetuados por grupos de jovens na Cidade.

Seguiu-se a apresentação do plano de formações por alguns dos respetivos formadores, perante uma plateia que contou com a presença de representantes de estabelecimentos de ensino e de associações locais.

A primeira formação acontecerá já este sábado, dia 18 de janeiro: uma “Oficina de Artes e Desenvolvimento Pessoal”. Seguem-se as formações: “Apresentações criativas com Prezi” (15/2); “A importância da imagem na adolescência” (21/3); “Ciber Segurança” (18/4); “Cozinha Saudável” (16/5); “Personalização de Vestuário” (20/6); “Edição de Vídeo” (17/10); “Construção de Instrumentos musicais” (21/11); e “Demonstração de bebidas saudáveis” (12/12).

Na referida sessão de apresentação, Ana Umbelino frisou ainda a forte procura que se tem verificado no Gabinete de Apoio a Jovens e Adolescentes, que funciona no Espaço Primavera (em 2019 contabilizaram-se, neste serviço, 173 consultas de psicologia e 22 de saúde familiar), bem como a relevância do trabalho efetuado neste espaço ao nível da orientação profissional e vocacional (o ano transato, nesse âmbito, realizaram-se 27 atendimentos).

Refira-se, a este propósito, outros dados estatísticos relativos ao funcionamento do Espaço Primavera em 2019: 346 atendimentos no Posto de Informação Juvenil; 79 atendimentos no Gabinete de Apoio à Formação, Emprego e Qualificação; e 52 atendimentos no Serviço de Informação de Mobilidade para Jovens (Eurodesk).

Recorde-se que desde o início do seu funcionamento têm sido proporcionadas diversas formações no Espaço Primavera. Em 2019 foram, relembre-se, realizadas as seguintes: “Luz, Câmara, Ação!” (Nível I); “Métodos e Técnicas de Estudo”; “Repara… É fácil!”; “Iniciação à Defesa Pessoal” (Nível I); “Luz, Câmara, Ação!” (Nível II); “Aprende, Repara e Dá”; e “Iniciação à Defesa Pessoal” (Nível II). 62 jovens participaram nestas ações.

Mais informação sobre o plano de formações a realizar no Espaço Primavera pode ser obtida na área de Juventude do site da Câmara Municipal.

Publicado: 17.01.2020 - 19:59 horas