Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância dos Campelos

01.11.2014

A Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de infância dos Campelos vai ser uma realidade a breve prazo.

Estando a ser edificada junto à escola básica dos 2.º e 3.º ciclos desta localidade, constituirá em conjunto com este estabelecimento de ensino uma escola básica integrada, à semelhança do que já acontece em outros locais do concelho.

Esse novo estabelecimento de ensino pré-escolar e de 1.º ciclo do ensino básico será constituído por dois blocos que estarão interligados.

Constituirá em conjunto com este estabelecimento de ensino [a Escola EB 2,3 dos Campelos] uma escola básica integrada.

Um desses blocos, (bloco 1) destinar-se-á exclusivamente aos alunos destes últimos níveis de ensino. De dois pisos, contará com dez salas de aulas e duas de atividades (com capacidade para 300 alunos), as quais possuirão áreas de expressão plástica. Este edifício terá ainda uma sala de prolongamento (junto às salas para o ensino pré-escolar), uma sala de professores, um gabinete de atendimento, um gabinete de trabalho para docentes, uma sala para pessoal não docente, instalações sanitárias e arrecadações. No exterior do mesmo existirão espaços de recreio coberto e descoberto. Para produção de água quente sanitária está prevista a implantação de uma central térmica, para além de uma outra central para tratamento ambiente.

O outro bloco (bloco 2) albergará uma biblioteca/centro de recursos, uma sala de convívio com buffet (destinada a atividades lúdicas de todo o respetivo agrupamento, onde almoçarão as crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico), uma arrecadação, instalações sanitárias e um recreio coberto.

Este bloco irá colmatar algumas falhas do edifício da Escola EB 2,3 dos Campelos, designadamente a inexistência de uma sala de convívio, de instalações sanitárias para pessoas com mobilidade condicionada e de um recreio coberto. A nova biblioteca/centro de recursos terá também um espaço mais adequado e a integração do buffet na sala de convívio permitirá ampliar a cozinha e o refeitório existentes.

Os dois blocos serão ligados exteriormente por galerias cobertas que interligam os átrios e os recreios cobertos respetivos.

NÚMEROS

• Área total: 2.556 m2