Escola Básica com Jardim-de-Infância Padre Francisco Soares inaugurada no Feriado Municipal

12.11.2010

Torres Vedras tem um novo equipamento destinado às crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico públicos.

Trata-se da Escola Básica com Jardim-de-Infância Padre Francisco Soares que substitui o anterior espaço educativo existente no respectivo local (numa zona lateral ao Hospital Distrital de Torres Vedras) que se destinava apenas ao 1.º ciclo do ensino básico e baseava-se em PFL's (pré-fabricados ligeiros).

Esta recém-criada escola foi inaugurada no dia 11 de Novembro, numa cerimónia integrada no programa das Festas da Cidade e que contou com a presença do secretário de estado da Administração Local, José Junqueiro, e do director regional de educação de Lisboa, José Joaquim Leitão.

De referir que antes dos discursos dessa cerimónia, crianças daquela escola alegraram os presentes com uma actuação musical teatralizada.

Esse novo equipamento, que tem capacidade para 50 crianças do ensino pré-escolar e 216 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, é constituído por um bloco de dois pisos (ligados por escadas e elevador) com espaços de ensino (nove salas de aulas e duas salas de actividades) e espaços de apoio (uma sala de prolongamento, uma sala de trabalho, uma sala de docentes, duas salas de expressão plástica, uma sala polivalente/refeitório, uma copa, instalações sanitárias, salas técnicas e arrecadações). Refira-se que a zona de entrada desta edificação foi embelezada com um painel de telas da autoria da artista torriense Leonor Brilha em que a temática do ensino se cruza com a do património de Torres Vedras. Esse bloco liga-se a um ginásio por intermédio de uma cobertura. Já a área exterior da escola conta com um campo de jogos e zonas de recreio, de estar e de circulação.

Para este novo equipamento de ensino, que proporciona excelentes condições de aprendizagem e estadia, foi ainda garantida a instalação de novo mobiliário, material didáctico e equipamento informático.

Esta obra, que foi empreendida pela Câmara Municipal, teve um custo de cerca de 1.800 mil euros (o qual foi comparticipado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro).

Última atualização: 04.10.2022 - 13:35 horas