Equipa de limpeza de praias e área urbana de Santa Cruz

01.07.2013

Equipa de limpeza de prais e área urbana de Santa Cruz

Há uma equipa que trabalha todos os dias para tornar a sua ida à praia ou o seu passeio por Santa cruz mais agradável. Nesta edição mostramos-lhe os rostos daqueles que se esforçam para que tudo esteja limpo e em ordem na altura em que vamos de férias ou conseguimos “fugir” para pôr o pé na areia.

A Equipa de Limpeza de Praias e Área Urbana de Santa Cruz é composta por 8 elementos: um tratorista, seis varredores e um operador de varredora mecânica e são eles que durante a época balnear, de junho a setembro, realizam a limpeza das praias e do centro urbano de Santa Cruz, todos os dias, em 3 zonas distintas, nomeadamente: Santa Cruz Centro, Santa Rita e Praia Azul.

A limpeza do areal é realizada diariamente, sendo que cada uma das zonas é limpa de três em três dias (um dia por zona). No final da época balnear, a máquina de limpeza do areal terá trabalhado um total de 840 horas e limpo uma área total equivalente a 1200 há.

Além da limpeza mecânica, a equipa está sempre a postos para recolher resíduos de maior volume, que não são recolhidos mecanicamente, e realizam a recolha dos resíduos depositados nos 120 contentores existentes para a deposição indiferenciada de resíduos urbanos – os caixotes do lixo existentes nas praias. De salientar que a limpeza manual, nos locais onde é impossível realizar a limpeza mecânica, é realizada em parceria com as Juntas de Freguesia de Maceira, A dos Cunhados, Silveira e São Pedro da Cadeira.

Já a recolha dos resíduos depositados nos 30 ecopontos que se encontram espalhados pelas praias é realizada três vezes por semana (segundas, quartas e sextas).

A par dos trabalhos descritos, todos prestam apoio na limpeza aquando da realização de eventos durante a época balnear, sejam eles realizados na praia ou na área urbana e a máquina varredora, que habitualmente opera em Torres Vedras, passa a operar em Santa Cruz.

Apresentada a equipa que contribui para o bem-estar de todos, pretendemos ainda sensibilizá-lo para a necessidade de não deixar lixo na praia e para a sua correta deposição nos contentores existentes. São as pequenas ações que fazem a diferença.

Bons banhos e boa praia!

Quem é Quem?

Diamantino Silva (varredor);  Joaquim Manuel Santos (varredor); Luís Carlos Neves (operador de máquina de limpeza de praia); Mario João Rodrigues (coordenador de trabalhos e varredor); Mário Miranda (varredor); Vítor Manuel (varredor); Faz também parte da equipa: wTiago Bento (varredor)

• Divisão de Gestão de Áreas Urbanas