Equipa de confeção e distribuição de refeições da Área de Educação

28.04.2020

Desde o início da pandemia provocada pela doença COVID-19 que o Município tem desenvolvido um intenso trabalho para fazer face à mesma no Concelho. Uma das respostas criadas foi o serviço de confeção e entrega de refeições a alunos carenciados e a profissionais do Centro de Saúde.

No âmbito desta iniciativa estão atualmente a ser confecionadas e entregues diariamente cerca de 340 refeições pela Câmara Municipal e por instituições particulares de solidariedade social. Fica aqui o depoimento de Sónia Santos (motorista da Área de Educação da Câmara Municipal), que realiza a distribuição de parte dessas refeições:

“Ao invés de fazer a distribuição das refeições confecionadas no refeitório municipal da Conquinha por escolas públicas, estou a levá-las às casas de alunos de famílias com dificuldades económicas e ao Centro de Saúde, para que os profissionais deste espaço não tenham de sair para o exterior. Dentro da minha experiência profissional é uma situação insólita, já que estou habituada a que as escolas só fechem em agosto e neste momento estão paradas sem haver uma data para a sua reabertura.”

De salientar que todas as refeições são gratuitas para os respetivos destinatários. De realçar também que só é possível garantir a total entrega domiciliária das mesmas devido ao trabalho em rede que é efetuado ao longo do ano letivo com as diversas instituições particulares de solidariedade social que fornecem refeições escolares no Concelho.

De referir também as precauções em termos de higiene e segurança alimentar que são levadas em linha de conta na confeção das refeições, como explica a economata do refeitório municipal da Conquinha, Graça Martins:

“Temos trabalhado de forma rotativa de forma a diminuir as possibilidades de eventuais contágios. É uma situação delicada porque estou em contacto com elementos exteriores, como fornecedores, e é por isso necessário tomar medidas especiais de precaução.”

Última atualização: 28.04.2020 - 14:22 horas