Época balnear no concelho terminou este ano em Porto Novo

17.09.2014

A Praia de Porto Novo, que vai ser a breve prazo alvo de uma intervenção de requalificação, foi este ano o local escolhido para o já habitual e salutar convívio que marca o encerramento da época balnear no concelho e que junta os vários intervenientes relacionados com a mesma.

Essa sessão teve lugar no dia 14 de setembro  no Hotel Promar, unidade hoteleira que conta com uma certificação em termos de sustentabilidade turística (Green Key), onde foram entregues diplomas de agradecimento a nadadores salvadores que estiveram em funções em praias do concelho durante a época balnear. São eles: Aires Xavier, André Caldeira, André Miranda, Bianca Alves, Bruno Valentim, Catarina Inácio, Daniel Barão, Diogo Henriques, Duarte Cal, Duarte Jerónimo, Elvis Canas, Francisco Godinho, Francisco Vieira, Gonçalo Assis, Gonçalo Reis, Inês Ramalho, Mariana Correia, Mário Ferraz, Marisa Hipólito, Miguel Esteves, Rafael Brasil, Raphael Silva, Renato Ferreira, Ricardo Pereira, Rita Torrão, Rodrigo Franco, Rui Reis, Samuel Ferreira, Sérgio Cosme, Telmo Cardoso, Tiago Santos e Vasco Côrte Real

Na ocasião foi efetuado um balanço do projeto Praia Segura, o qual consiste, recorde-se, numa viatura devidamente equipada na qual dois nadadores salvadores e um elemento da Autoridade Marítima Nacional realizam durante a época balnear (num período progressivamente mais alargado) o patrulhamento da costa do concelho, principalmente das praias não vigiadas. Nesta sessão foram também por essa razão entregues diplomas de agradecimento aos elementos desta última entidade que participaram no projeto: Leandro Almeida, Paulo Guedes e Rui Arroja.

No sexto ano do Praia Segura foram efetuadas 66 intervenções (o maior número de sempre no âmbito do mesmo), sendo de realçar as relacionadas com primeiros socorros (35%) e as relativas a acidentes aquáticos (21%). De referir que a viatura do projeto percorreu 9.060 kms (uma média de 104 kms por dia).

Nesta sessão de encerramento da época balnear, como já é habitual, foi entregue o Prémio Cidadania, o qual consiste, recorde-se, em distinguir uma ação ou um comportamento que se traduza numa atitude de cidadania relevante no sentido da prevenção e socorro dirigidos aos utilizadores das praias do concelho. Este ano o prémio coube a Telmo Cardoso, devido ao cumprimento do protocolo de resgate de um corpo já cadáver no dia 21 de agosto, na Praia Formosa.

De referir ainda que o simulacro anual de salvamento do Praia Segura teve lugar este ano na Praia Azul, no dia 8 de agosto.

Recorde-se que este projeto é promovido pela Câmara Municipal e contou este ano com o apoio das seguintes entidades: Tecauto, Instituto de Socorros a Náufragos, Seguros Esteves, Seguros Fidelidade - Mundial, Transportes Paulo Duarte, Extincêndios, Kontraproduções, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Polícia Marítima, Guarda Nacional Republicana (posto de Santa Cruz), concessionários de praia do concelho e um conjunto de restaurantes de praias do concelho (Promar, Grão de Areia, Bar Portal, Navio Restaurante, Praia do Mirante, Bar do Pisão, Bar da Física, Búzio Bar, Bronzear Bar Lounge, 2R Bar Praia Formosa, Varandinha Bar, Hotel Restaurante Praia Azul, Clube Naval da Praia da Assenta, Sizandro Beach Lodge, Acqua Beach Bar, Restaurante Bar La Fontana, Vela D’ Ouro Restaurante, Pizzaria La Rampa e Pizzaria Mamma Mia).

De salientar que o compromisso com estes patrocinadores e colaboradores tem vindo a ser melhorado.

A Câmara Municipal agradece a estas entidades a sua colaboração no Praia Segura

Última atualização: 08.06.2020 - 15:14 horas