Época balnear de 2018 encerrou com balanço positivo

20.09.2018

Época balnear de 2018

A Praia Formosa foi o cenário escolhido para a realização da sessão de encerramento da época balnear de 2018, no dia 16 de setembro. A cerimónia contou com a presença do Executivo de Câmara Municipal de Torres Vedras, do comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, de membros da GNR de Santa Cruz, dos nadadores-salvadores e militares da Autoridade Marítima Nacional que estiveram em funções nas praias do Concelho, dos concessionários de praia e dos patrocinadores do projeto Praia Segura.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, aproveitou a ocasião para agradecer aos patrocinadores e aos nadadores-salvadores, fazendo ainda um balanço positivo da época balnear de 2018, em que houve uma diminuição do número de ocorrências. O autarca entregou também diplomas de agradecimento aos nadadores-salvadores e militares da Autoridade Marítima Nacional que estiveram em funções, durante o verão, nas praias do Concelho.

Na cerimónia foi atribuído o Prémio Cidadania, o qual visa distinguir uma ação ou comportamento que se traduza numa atitude de cidadania relevante no sentido da prevenção e socorro. Este ano o prémio foi por decisão do júri entregue a João Belo, praticante de parapente, que no dia 22 de julho ao sobrevoar a arriba a norte do Hotel Golf Mar (Praia das Conchas), avistou uma vítima caída nas arribas em local inacessível, tendo desencadeado os mecanismos de socorro necessários.

Na ocasião foi ainda efetuado um balanço do projeto Praia Segura, o qual consiste numa viatura devidamente equipada na qual um nadador-salvador e um elemento da Autoridade Marítima Nacional realizam durante a época balnear o patrulhamento da costa do Concelho, principalmente das praias não vigiadas. Na época balnear de 2018, este projeto foi responsável por 23 intervenções (número mais baixo em relação aos últimos 7 anos), sendo o tipo de intervenções mais relevantes os primeiros socorros (69%), perigo/alerta (22%) e acidentes aquáticos/socorro a náufragos (9%), tendo a respetiva viatura estado 93 dias no terreno, durante 930 horas e percorrido 8048 km (média diária de 86,5 km).

De referir que este projeto contou no corrente ano com o apoio das seguintes entidades: capitanias dos portos de Peniche e de Cascais, Instituto de Socorros a Náufragos, Tecauto, Paixão Seguros, Seguros Fidelidade, Kontraproduções, Transportes Paulo Duarte, Extincêndios, Pneutorres, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Guarda Nacional Republicana, concessionários de praia do concelho e um conjunto de restaurantes de praias do concelho (Hotel Promar, Grão de Areia, Bar Portal, Navio Restaurante, Do Pisão, Noah, Búzios, Medusa Lounge Beach Bar, Bronzear Bar & Deli, Vela d'Ouro Restaurante, Pizzaria La Rampa, Pizzaria Mamma Mia, Esplanada Real "A Formosa", Restaurante La Fontana, Varandinha Bar, Hotel Restaurante Praia Azul, Acqua Beach Bar e Clube Naval Praia da Assenta).

Última atualização: 08.02.2019 - 16:45 horas