Empreendedores, investidores e comunidade escolar participaram na “Semana INOV-E”

24.03.2023

Fotografia de uma das sessões dirigidas à comunidade escolar.

A oitava edição da “Semana INOV-E - Empreender em Torres Vedras” decorreu entre os dias 9 e 16 de março, com um programa de várias sessões destinadas a empreendedores, investidores e para o tecido empresarial.

A primeira sessão destinou-se a quem pretende “Iniciar um negócio” e realizou-se em meio digital no dia 9 de março. Dulce Forte, da DSolutions, abordou a importância do desenho de um  “Modelo de Negócio” coerente e completo, enquanto os advogados José Maria Sardinha e Teresa Mota Lourenço, do escritório Sardinha Advogados Associados, destacaram os “Aspetos Legais” respeitantes à criação de uma empresa.

A “Marca” foi a tema central do dia 14 de março. Nuno Rodrigues, da DUAL UP Consulting, realizou o “Workshop de Branding e Gestão de Marca”, sintetizando os conceitos base de branding e a sua gestão estratégica. Márcia Malvina, da HUBWEB, deu dicas sobre “Aprender a Comunicar a Marca” e abordou o plano de comunicação da marca.

De seguida a temática “Registo de Marcas”, Raquel Mota de Campos, do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial,  apresentou as vantagens da proteção da marca e as diferentes vias para a sua obtenção (a nível nacional e internacional) e Frederico Carvalho Pinto, destacado no INPI pelo EUIPO - Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia, apresentou o “Fundo PME 2023”, um regime de subvenções concebido para ajudar as pequenas e médias empresas (PME) a proteger os seus direitos de propriedade intelectual.

A “Semana INOV-E” terminou no dia 16 de março com a realização da sessão “Produtividade Consciente” no Torres Vedras LabCenter, dinamizada por Luís Gonzaga, da Full Fill. Os participantes tiveram acesso a dicas práticas para melhorar a sua produtividade, aumentando os seus resultados e o seu bem-estar.

A iniciativa contou, ainda, com três dias destinados à comunidade escolar, envolvendo cerca de 380 participantes da Escola Secundária Madeira Torres, Escola Secundária Henriques Nogueira, ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Núcleo de Formação de Torres Vedras do Instituto Politécnico de Leiria. Os jovens ficaram a conhecer o testemunho de vários projetos incubados no Torres Inov-e como a PIXAIR, F-Dreams, HUBWEB e OutCube Visuals.

A “Semana INOV-E” decorre do Torres Inov-e, programa de empreendedorismo com enfoque nos novos negócios assentes em ideias novas e diferenciadoras. Criado e dinamizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Associação Estufa - Plataforma Cultural, o programa agrega atualmente 37 empresas nos seus diferentes eixos de atuação.

Publicado: 24.03.2023 - 17:04 horas