Efemérides na área da sustentabilidade voltaram a ser assinaladas pelo Município

02.04.2018

A Câmara Municipal voltou, em 2018, a associar-se às comemorações do Dia da Árvore/Dia Mundial da Floresta e à Semana da Primavera Biológica.

Nesse âmbito foram realizadas ações de plantação em várias escolas naquele Dia (21/3), com a colaboração de juntas de freguesia e da GNR, mais concretamente na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Conquinha, no Jardim de Infância da Boavista-Olheiros, na Escola Básica do 1.º Ciclo da Póvoa de Penafirme e no Centro Educativo da Ventosa. 135 árvores e arbustos foram na ocasião plantados.

Também no Dia da Árvore/Dia Mundial da Floresta, 100 crianças da Escola João de Deus usufruíram de atividades pedagógicas relacionadas com a efeméride nos Viveiros Municipais, tendo 170 alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico igualmente deste estabelecimento de ensino participado numa sessão de sensibilização e esclarecimento sobre a importância da floresta realizada com a colaboração da GNR – Núcleo de Proteção Ambiental.

Igualmente no âmbito das comemorações municipais do Dia da Árvore/Dia Mundial da Floresta e da Semana da Primavera Biológica, os Viveiros Municipais acolheram um workshop intitulado “Propagação de plantas”, onde foram apresentados conceitos básicos de botânica, métodos de propagação, substratos e manutenção, no qual se registaram oito participações; também neste local teve lugar a atividade “Tarde nos Viveiros”, que proporcionou visitas guiadas e ateliês lúdicos subordinados ao tema “árvore”, na qual se contabilizaram 17 participantes; e foi dinamizado o passeio pedestre “Torres Vedras comestível”, que contou com 75 participantes.

Já no que se refere à oferta de plantas, no Dia da Árvore/Dia Mundial da Floresta foram oferecidas à população cerca de 1300 no Parque do Choupal; e durante o mês de março cerca de 350 (277 árvores, 57 arbustos e 32 herbáceas) a juntas de freguesias e outras entidades.

De referir ainda que também integrado nestas comemorações esteve patente entre os dias 12 e 29 de março, no Centro de Educação Ambiental, a exposição coletiva de desenhos “Ervas espontâneas na cidade”, uma iniciativa que resultou de um desafio proposto pela Quercus aos Urban Sketchers Portugal (associação que promove o desenho em cadernos ou diários gráficos).

Última atualização: 13.02.2019 - 12:22 horas