Educação artística tem dado “asas” à liberdade

28.02.2014

A Liberdade é durante o corrente ano letivo o tema central das atividades do serviço educativo da Paços – Galeria Municipal.

Nas oficinas criativas temáticas proporcionadas por este serviço municipal a crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico o referido conceito é abordado a partir de uma conversa e de uma reflexão coletiva, partindo-se posteriormente para um trabalho individual de expressão plástica que tem as asas e os pássaros como motivo central.

Já na atividade itinerante Paços na Escola, desenvolvida em salas de aula de turmas dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, a Liberdade é abordada a partir da obra e do percurso de vida do artista Marcel Duchamp.

Para os alunos de artes do 12.º ano de escolaridade o serviço educativo da Paços está a dinamizar uma atividade intitulada Traços de Liberdade, que pretende levar também a uma reflexão, esta conjunta e individual, acerca daquilo que é a Liberdade, estando previsto em abril a apresentação dos respetivos trabalhos sob a forma de um mural coletivo na Galeria Municipal.

Para além destas atividades, o referido serviço educativo tem ainda proporcionado visitas guiadas ao público escolar a exposições da Paços, a Oficina da Lua Cheia, oficinas familiares, oficinas de pintura para adultos e workshops dirigidos a jovens a adultos (de pastel seco, gravura e serigrafia).

Última atualização: 11.04.2014 - 12:59 horas