EcoMAR promoveu sessões de sensibilização sobre lixo marinho

08.05.2019

O Grupo de Ação Local (GAL) ecoMAR, responsável pela implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária para as zonas costeiras de Torres Vedras e Lourinhã, promoveu, de 15 de março a 29 de abril, a realização de sessões de sensibilização e informação para alertar para a problemática do lixo marinho, em algumas escolas das freguesias costeiras do Concelho de Torres Vedras.

Esta iniciativa contou nas sessões realizadas com a presença da coordenadora da equipa técnica do GAL ecoMAR, Carla Rodrigues, e com a colaboração do Centro de Educação Ambiental, na pessoa do técnico Vasco Batista, que explicou os diversos tipos de resíduos que se encontraram nas praias do Concelho, no âmbito de ações de limpeza dinamizadas pelos serviços daquele equipamento municipal. Nestas sessões as crianças foram também alertadas para as diversas fontes de poluição, os seus impactos e os comportamentos que devemos adotar perante esse problema, tendo ainda sido dados exemplos concretos de produtos/bens a usar em detrimento de outros com maior impacto para o Ambiente.

No total, foram realizadas 12 sessões de informação e sensibilização nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico da Maceira e Sobreiro Curvo e na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Assenta, as quais abrangeram um total de cerca de 255 alunos, tendo as mesmas contado também com a colaboração dos professores dos referidos estabelecimentos de ensino.

Esta iniciativa complementou a exposição Suspeitos do Costume nas praias de Torres Vedras, a qual esteve patente nas escolas anteriormente mencionadas e que pretende também alertar para a problemática da poluição marinha.

Última atualização: 09.05.2019 - 13:14 horas