“É carapau!”... nos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã

09.04.2019

“É carapau!”...

É o nome da quinzena gastronómica dedicada a este peixe, que decorrerá entre os dias 15 e 30 de junho, nos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã.

A iniciativa foi apresentada ontem, dia 8 de abril, nas instalações da Agência ECOCOAST, na Maceira, já que a mesma será promovida pela entidade gestora do Grupo de Ação Local ecoMAR.

Nessa sessão estiveram presentes os presidentes das câmaras municipais de Torres Vedras e da Lourinhã, Carlos Bernardes e João Duarte Carvalho, respetivamente, Filipe Pedro (da DOCAPESCA) e cerca de 20 empresários da restauração dos mencionados concelhos.

De referir que a 1.ª Quinzena Gastronómica do Carapau integra-se num conjunto alargado de atividades que a Agência ECOCOAST está a organizar em parceria com os municípios de Torres Vedras e da Lourinhã, a DOCAPESCA, a escola profissional SEMINFOR, juntas de freguesia e comunidade escolar, como sejam ações de sensibilização em escolas, workshops de degustação de carapau ou ainda uma palestra temática relacionada com a saúde e o consumo de pescado.

Espera-se que esta quinzena dedicada à promoção do carapau possa traduzir-se numa mais-valia para o território dos dois referidos municípios, promovendo o tecido empresarial local e as empresas, bem como valorizar uma espécie que não se encontra em risco, nem com quotas à sua captura e que tem diversos benefícios associados ao seu consumo.

A 1.ª Quinzena Gastronómica do Carapau irá decorrer em restaurantes devidamente identificados, onde o consumidor encontrará sempre um prato dedicado a este peixe.

Para mais informações deve ser contactada a Agência ECOCOAST pelo e-mail: geral@ecocoast.pt; ou pelo n.º de telefone: 917 008 708.

Última atualização: 10.04.2019 - 11:06 horas