Do Matadouro Municipal ao Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

01.04.2022

Fotografia a preto e branco do Matadouro no início do século XX.

Em maio de 1886, o Jornal de Torres Vedras anunciava a inauguração de um novo matadouro junto ao Bairro Cruz das Almas. Depois dos açougues no Centro Histórico (que remontam à Idade Média) e da passagem pelo local onde hoje se encontra a GNR de Torres Vedras, seria ali que o Matadouro Municipal de Torres Vedras viria a laborar até ao final do século XX.

O matadouro assumiu um papel estratégico no desenvolvimento urbanístico da Encosta de São Vicente. A sua importância na economia local refletiu-se no desenvolvimento de pequenos negócios, como aconteceu com as fábricas de enchidos que se instalaram na sua envolvente.

Mas as preocupações em torno da saúde pública e a impossibilidade de ampliação do equipamento viriam a ditar o seu encerramento em 27 de fevereiro de 1998.

Onde antes se encontrava o Matadouro Municipal, hoje encontra-se o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras.

Inaugurado a 25 de abril de 2021, o equipamento promove o desenvolvimento de práticas artísticas e da criatividade como forma de inclusão social e assume a missão de salvaguardar e divulgar o espólio documental e artístico relacionado com o Carnaval de Torres Vedras.

Da autoria do arquiteto José Neves, o projeto preservou a fachada do equipamento que o antecedeu e contemplou a criação de uma praça pública envolta por uma escarpa que resulta da antiga utilização do espaço enquanto pedreira de saibro.

O Centro de Artes e Criatividade é o eixo central do Programa Encosta — Regeneração Urbana e Social da Encosta de São Vicente, que congrega um conjunto de intervenções estruturantes sobre espaço público, equipamentos, habitação e mobilidade.

Legenda das fotografias:

Fotografia 1 - Matadouro no início do século XX, antes das obras de ampliação dos anos 30/40. Fonte: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Fotografia 2 - Fachada do Matadouro Municipal
Fotografia 3 - Fachada do Centro de Artes e Criatividade.

Última atualização: 22.04.2022 - 18:54 horas