Dia Nacional dos Centros Históricos foi de novo comemorado em Torres Vedras

31.03.2017

O Dia Nacional dos Centros Históricos (28 de março) foi este ano comemorado pela Câmara Municipal com uma conferência realizada num espaço bem ilustrativo da efeméride: o Fórum das Associações Culturais de Torres Vedras.

Essa atividade teve início com uma intervenção do vereador do Urbanismo da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, que abordou os projetos já desenvolvidos pela Câmara Municipal na área da regeneração urbana e os que o serão no futuro, bem como o apoio que esta dá no que se refere à intervenção particular nesse domínio, como o existente relativamente ao programa “Reabilitar para Arrendar”.

De seguida Ludovina Cruz, da Área de Regeneração Urbana da Câmara Municipal, realizou uma abordagem às intervenções da Câmara Municipal no centro histórico ao longo das últimas décadas, tendo ainda efetuado uma caraterização do mesmo e das suas mais recentes dinâmicas.

Coube seguidamente ao presidente da Câmara Municipal a apresentação do Programa REGENERAR – Centro Histórico de Torres Vedras 2030. Nessa sua intervenção Carlos Bernardes relevou o trabalho que tem sido desenvolvido pelas diversas entidades apostadas na reabilitação e dinamização do centro histórico e projetou o que será levado a cabo pela Câmara Municipal nesse âmbito até 2030 em diversos domínios, como nos das infraestruturas, do ambiente, da economia, da educação, da cultura ou dos modelos de governação. Segundo o presidente da Câmara Municipal, para 2018 está prevista a criação de uma agência de dinamização do centro histórico e, posteriormente, de uma plataforma colaborativa. Carlos Bernardes referiu ainda que está à disposição dos proprietários de imóveis do centro histórico o Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado.

Esta conferência terminou com apresentações de empresas que deram a conhecer boas práticas que podem ser implementadas na reabilitação do edificado do centro histórico, nomeadamente da Gareal/Robbialac, Cerâmica Torreense e Atelier Jorge Bonifácio.

Última atualização: 12.03.2019 - 12:12 horas