Dia Nacional dos Centros Históricos assinalado em Torres Vedras

31.03.2015

Portugal dedicou mais uma vez o dia 28 de março aos centros históricos.

Torres Vedras associou-se também à efeméride assinalada nesse dia, data escolhida para o Dia Nacional dos Centros Históricos por coincidir com o aniversário do nascimento do escritor e municipalista Alexandre Herculano.

A conferência “Modelos de Reabilitação no Centro Histórico”, realizada no Edifício dos Paços do Concelho, foi o “prato forte” da comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos em Torres Vedras, tendo na mesma sido dadas a conhecer boas práticas e programas relacionados com a reabilitação urbana, o que permitiu uma reflexão transversal ao respetivo “estado da arte” e sobretudo sobre as estratégias de futuro para a mesma.

Assim, na ocasião, o Atelier Rés-do-Chão abordou a “Reabilitação do Comércio”, a Associação Sou a “Dinamização Cultural”, Frederico Paula a FuturLagos (uma empresa municipal de reabilitação urbana), Vítor Reis (presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) a “Reabilitação Urbana dos Centros Históricos”, Rui Soeiro (da Caixa Geral de Depósitos) o “Financiamento à Reabilitação e Regeneração Urbana” e o Atelier Artéria o Edifício Manifesto como caso de estudo.

A iniciativa terminou no dia seguinte (28 de março) com um passeio pelo centro histórico de Torres Vedras.

Última atualização: 21.04.2020 - 15:16 horas