Dia Nacional das Linhas de Torres comemorado em vários locais da região

25.10.2019

No dia 20 de outubro realizou-se, no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos, a Cerimónia Comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres, uma organização da Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras (RHTL).

Na ocasião teve lugar a apresentação pública do primeiro número da revista INVADE!, uma publicação iminentemente turística que quer afirmar-se como um convite para o conhecimento das Linhas de Torres e que está relacionada com o plano estratégico que suporta a RHLT. Com uma tiragem inicial de 1.500 exemplares, esta revista é bilingue e ficará disponível, para já, nos postos de turismo e centros de interpretação das Linhas de Torres dos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira e em alguns agentes económicos da região, que trabalham o tema das Invasões Franceses, nas suas múltiplas vertentes turísticas. Sob o lema “Mais que 152 Motivos Fortes” [para visitar as Linhas de Torres], a revista trará muitas novidades sobre possíveis experiências turísticas a dois, em grupo ou em família, bem como promoverá a oferta já existente.

Os cerca de 70 participantes na referida cerimónia puderam ainda na mesma assistir a uma atuação da Orquestra de Câmara Euterpe que, sob a direção artística de Armindo Pereira Luís e com a participação do solista João Ferreira, interpretou peças de Richard Meyer (Emerald Falcon), Johann Sebastian Bach (Air no the G String), Johann Strauss (Pizzicato Polka), Astor Piazzola (Milonga delAngel) e António Vivaldi (As Quatro Estações).

Para além da cerimónia oficial, e à semelhança do que acontecera em anos anteriores, o Dia Nacional das Linhas Torres foi comemorado nos vários municípios que integram a RHLT. Nesse âmbito realizaram-se várias atividades relacionadas com a efeméride, destinadas ao público em geral, famílias com crianças e escolas, e que procuraram conciliar a cultura e a história de Portugal com experiências de descontração e lazer, gastronómicas e vitivinícolas.

Arruda dos Vinhos

Dias 18 e 21 | Visitas aos fortes da Carvalha e do Cego | Público-alvo: alunos do 4.º ano de escolaridade | Dinamizador: Município de Arruda dos Vinhos

Loures

Dia 19 | Visita guiada ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Loures e ao Forte da Ajuda Grande com apontamentos de recriação histórica | Público-alvo: público em geral | Dinamizador: Grupo de Recriação Histórica Magote de Santo Antão | Apoio: Município de Loures

Dia 20 | Demonstração de armas de época | Público-alvo: público em geral | Dinamizador: Grupo de Recriação Histórica Ofício Bélico | Apoio: Município de Loures

Mafra

Dias 15, 16, 18, 22 e 23 | “Um forte invadido” | Público-alvo: Alunos do 4.º ano de escolaridade | Dinamizador: Município de Mafra

Dias 21, 22 e 23 | “Ficaram a ver navios” – Ciclo “Contos com História dentro” | Público-alvo: Alunos do 3.º ano de escolaridade | Dinamizador: Papão de Contos | Apoio: Município de Mafra

Dia 25 | “Descobrir as Linhas no século XXI” (GeoWigo) | Público-alvo: Alunos do 8.º ano de escolaridade | Dinamizador: GeocacherZone | Apoio: Município de Mafra

Sobral de Monte Agraço

Dia 20 | Desfile de tropas, recriação histórica da Escaramuça do Sobral e homenagem à resistência e esforço da população na construção dos fortes e redutos de defesa de Lisboa | Público-alvo: público em geral e famílias | Dinamizador: Associação de Cultura e Recreio 13 de setembro de 1913 | Participação: Grupos de Recriadores Históricos da Associação Napoleónica Portuguesa | Apoio: Município de Sobral de Monte Agraço

Dia 18 | “Viver no Forte de São Vicente” | Público alvo: Alunos do 4.º ano de escolaridade | Dinamizador: Município de Torres Vedras

Vila Franca de Xira

Dia 20 | Passeio pedestre aos fortes da Serra da Aguieira | Público-alvo: público em geral e famílias | Dinamizador: Município de Vila Franca de Xira | Apoio: Morgado Lusitano
Batismos equestres | Público-alvo: público em geral e famílias | Dinamizador: Morgado Lusitano | Apoio: Município de Vila Franca de Xira
Prova dos vinhos Encostas de Xira, com enólogo, e mostra dos licores Raízes Ribatejanas e das compotas A Cozinha d’Anita | Público-alvo: público em geral | Dinamizador: Município de Vila Franca de Xira | Apoio: Morgado Lusitano
“Vila Franca ao tempo das Invasões Francesas” | Público-alvo: público em geral | Dinamizador: Município de Vila Franca de Xira | Participação: Cooperativa Eseliora, CRL (recriação teatral)

À MESA COM OS GENERAIS
Dias 19 e 20 | Gastronomia de época | Restaurantes aderentes do território da Rota Histórica das Linhas de Torres

Recorde-se que em 2014 a Assembleia da República deliberou, por unanimidade, instituir 20 de outubro como o Dia Nacional das Linhas de Torres, numa justa homenagem à memória e resistência do povo português aos exércitos napoleónicos, aliada à estratégia e engenharia militar que foram aplicadas nomeadamente na terceira invasão francesa. Trata-se assim de uma forma de recordar o espírito de sacrifício de todos aqueles que à época lutaram contra o invasor, fosse integrando o exército aliado, construindo as fortificações ou abandonando as suas casas e destruindo os seus bens, privando o exército francês de se alimentar no terreno.

Última atualização: 28.10.2019 - 11:31 horas