Dia Mundial da Diabetes

17.11.2008

A Diabetes afecta 600 mil portugueses, metade dos quais desconhecem que possuem a doença. No dia 14 de Novembro assinalou-se o Dia Mundial da Diabetes e Torres Vedras associou-se à iniciativa.

A Sede da Associação de Reformados de Torres Vedras foi o local escolhido para a realização de rastreios gratuitos da diabetes, da retinopatia diabética e do “pé diabético”. Neste âmbito, algumas instituições de apoio a seniores do concelho deslocaram os seus membros a esta acção de prevenção das complicações da diabetes.

Como esta não é uma doença que escolhe idades, os jovens diabéticos que são assistidos na consulta de diabetes do Centro Hospitalar de Torres Vedras e as crianças de algumas escolas participaram num peddy paper, no Parque Verde da Várzea, e assistiram a três oficinas subordinadas a temas como a alimentação, o exercício e o auto-controlo.

Além destas acções, a Câmara Municipal de Torres Vedras iluminou a Igreja de Santa Maria do Castelo de azul, a cor adoptada para assinalar o dia, à semelhança das outras cidades do país que aderiram à iniciativa.

Este evento foi uma organização de instituições de saúde apoiadas pelos seus profissionais, médicos, enfermeiros, ortoptistas, psicólogos e nutricionistas do Centro Hospitalar de Torres Vedras, do Centro de Saúde de Torres Vedras e do Instituto de Retina e Diabetes Ocular de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e a colaboração da Associação de Diabéticos do Oeste, da Associação de Jovens Diabéticos e dos Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas de Freiria. Destaque para a coordenação do Dr. Sérgio Vilela Borges, médico de Medicina Interna e Diabetologia do Centro Hospitalar de Torres Vedras e do Dr. José Henriques, Oftalmologista e Director Clínico do Instituto de Retina e Diabetes Ocular de Lisboa.

Todos juntos vamos conseguir reduzir os números e proporcionar uma qualidade de vida superior para cada doente! A sua ajuda é importante!

Mais informações em www.worlddiabetesday.org.
Publicado: 22.04.2013 - 18:19 horas