Dia Internacional para a Redução de Catástrofes Naturais assinalado

16.10.2014

À semelhança de anos anteriores, o Município associou-se ao Dia Internacional para a Redução de Catástrofes Naturais (13 de outubro).

Esta efeméride, estabelecida pela Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes da Organização das Nações Unidas, é uma forma de promover uma cultura global de redução do risco de catástrofes, designadamente por meio de atividades de prevenção, mitigação e preparação.

O Serviço Municipal de Proteção Civil associou-se em 2014 ao Dia Internacional para a Redução de Catástrofes Naturais com um conjunto de iniciativas: a divulgação e o incentivo à realização do exercício “A TERRA TREME”, o qual foi promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades parceiras (públicas e privadas), visando sensibilizar as comunidades para a preparação e autoproteção para o risco sísmico; o desenvolvimento com grupos do projeto Clube Sénior da Câmara Municipal de murais e outros suportes para ilustrar memórias de catástrofes ou comportamentos de prevenção/atuação face às mesmas, sendo ainda que sob os temas “Cheias e Inundações”, “Tempestades” e “Sismos” serão desenvolvidas exposições fotográficas, maquetes e documentários produzidos e trabalhados na íntegra pelo público sénior, que serão apresentados no Dia Internacional da Proteção Civil (1 de março), no Centro de Educação Ambiental; e a disponibilização no site e facebook da Câmara Municipal, bem como no site da Agenda 21 Local de Torres Vedras, de um vídeo no qual se espelham as atividades desenvolvidas pelo Município no âmbito da Campanha Mundial de Redução de Catástrofes “Making Cities Resilient: My city is getting ready!”, lançada em 2010 pela United Nations Office for Disaster Risk Reduction.

Mais informações sobre a temática relacionada com a referida efeméride podem ser consultadas neste site.

Última atualização: 01.06.2020 - 15:45 horas