Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza foi comemorado no Concelho

23.10.2019

Imagem dos sacos de pão decorados pela Escola 4G dos Campelos no âmbito dos

O Concelho acolheu recentemente “Dia(s) de Erradicação da Pobreza”.

Tal aconteceu entre 14 e 19 de outubro, no âmbito de uma coorganização da Comunidade de Impacto Social | Território Impacto de Torres Vedras, Câmara Municipal e Rede Social de Torres Vedras – Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesias, tendo com essa iniciativa se pretendido comemorar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de outubro).

Assim, entre os dias 14 e 18, à tarde, teve lugar na Escola 4G dos Campelos a atividade "Pobreza Não", em que participaram 60 crianças e 12 seniores desta entidade, bem como 265 alunos dos centros educativos dos Campelos e do Outeiro da Cabeça, na qual foram decorados sacos de papel para o pão vendido pelo Centro Social Paroquial de Campelos, com mensagens/desenhos alusivos à referida efeméride.

No dia 17, quem, de resto, comprou pão nas lojas deste centro social (nos Campelos e Ramalhal) foi convidado a adquirir um pão extra para ser oferecido ou oferecer diretamente a outra pessoa. No total, foram doados 51 pães.

No dia seguinte, os utentes da Comunidade Vida e Paz da Residência Autónoma Partilhada de Torres Vedras auxiliaram na execução de pão produzido em parceria também com o Centro Social Paroquial de Campelos. Esse “Pão do Próximo” foi distribuído com os cabazes de produtos biológicos Frescos ComVida (venda online).

Já entre os dias 14 e 19, foi, por seu lado, levada a cabo a ação "Saúde para Todos", no Centro Social Paroquial de S. Pedro e ao domicílio, por esta instituição, tendo no âmbito da mesma sido efetuados 36 rastreios e aconselhamentos de saúde.

Estes "Dia(s) de Erradicação da Pobreza" chegaram ao seu término com a exibição do filme Raiva, no dia 19, à noite, no edifício da Maceira da Junta da Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, a que assistiram 59 participantes.

Para públicos mais específicos realizaram-se outras ações no âmbito da iniciativa, nomeadamente: a apresentação de um testemunho alusivo ao tema da mesma, proferido por Filipa Coelho (da delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa), na manhã do dia 14, no Externato de Penafirme, a que assistiram 267 alunos dos 9.º ao 12.º anos de escolaridade deste estabelecimento de ensino; também no mesmo, entre os dias 14 e 18, os cerca de 1.750 alunos desta instituição de ensino e da Seminfor construíram um planisfério com bandeiras alusivas ao tema da erradicação da pobreza; no mesmo período, igualmente no Externato de Penafirme, 177 alunos dos 9.º e 11.º anos de escolaridade construíram cubos alusivos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; e, também entre os dias 14 e 18, mas no Centro Educativo dos Campelos, realizou-se um conjunto de workshops subordinados ao tema “Combate ao desperdício alimentar”, dinamizados pela já referida Escola 4G, em que participaram 226 crianças do 1.º ciclo do ensino básico e ensino pré-escolar.

Última atualização: 24.10.2019 - 13:58 horas