Liberdade de Abril foi de novo comemorada pelo Município

27.04.2017

O 43.º aniversário da “Revolução dos Cravos” foi comemorado pelo Município, ou não tivesse o concelho sido um local onde esse acontecimento histórico para Portugal tivesse sido vivido com tanta intensidade.

O ponto alto dessas comemorações aconteceu no dia 25 de abril, em Runa, onde teve lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal que é anualmente realizada nesse dia.

No pavilhão do Grupo Desportivo de Runa o presidente da Câmara Municipal homenageou os militares de abril e todos os eleitos que no concelho contribuíram desde 74 para a causa do poder local democrático, tendo deixado uma palavra especial de apreço para Firmino dos Santos, Alberto Avelino e para o recentemente falecido ex-presidente da República Mário Soares.

Carlos Bernardes efetuou ainda no seu discurso uma retrospetiva de recentes ações municipais em diversos domínios (cultura, património cultural e turismo; desenvolvimento social; educação; ambiente; participação; infraestruturas e equipamentos), tendo também anunciado obras municipais que serão inauguradas nos próximos meses, bem como a intenção de melhorar as condições do Centro Hospitalar e de resolver o problema dos médicos de família no concelho e de desenvolver diligências para o avanço das obras de requalificação da EN9 e de eletrificação da Linha do Oeste.

De referir que nesta Sessão Solene Comemorativa estiveram presentes as seguintes associações: Rancho Etnográfico de Danças e Cantares do Furadouro, Grupo Desportivo Sobreirense, Casa do Povo de Campelos, União Desportiva Recreativa e Cultural do Sarge, Centro Cultural e Recreativo de Casal de Barbas, Associação de Socorros de A-dos-Cunhados, Associação de Reformados do Concelho de Torres Vedras, Sociedade Filarmónica Ermegeirense, Sociedade Filarmónica da Ribaldeira, Casa do Povo do Ramalhal, Associação Recreativa e Desportiva de Caixaria, Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo de Vila Facaia, Associação de Solidariedade e Ação Social da Ponte do Rol, Casa do Povo de Monte Redondo, Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, Associação de Moradores Cultura e Recreio da Fonte Grada, Casa do Povo de Runa, Associação Desportiva Recreativa “Os Sizandros” (da Feliteira), Associação de Socorros da Freiria, Grupo Desportivo e Recreativo da Boavista-Olheiros, Centro Cultural Desportivo Recreativo e Social do Ameal, Associação de Socorros de Dois Portos, Cerca Futebol Clube, Associação de Caçadores da Freguesia de Dois Portos, União Recreativa Patameirense, Sport Clube União Torreense, Clube Desportivo de A-dos-Cunhados, Motoclube de Torres Vedras, Unicarmões e Associação Dramática e Recreativa das Carreiras.

Após a Sessão Solene teve lugar a inauguração do Parque Verde de Runa, uma área de lazer muito ansiada pela população local.

A animação prosseguiu pela tarde nesse local com um almoço-convívio, atuações dos ranchos folclóricos do Furadouro e da artista runense Maria João Madeira, acompanhada por bailarinos da Tuna Comercial Torreense.

De referir que esta artista já atuara na noite anterior com a banda filarmónica da Ribaldeira na ADRCM de Dois Portos no âmbito do programa municipal comemorativo da “Revolução dos Cravos”.

A apresentação do livro “40 Anos de Poder Local Democrático” ao final da tarde do dia 25 de abril, no Edifício dos Paços do Concelho, marcou o encerramento desse programa que já se vinha desenrolando nos dias anteriores.

Nesse âmbito tivera lugar na tarde do dia 21, no Teatro-Cine, o espetáculo de música/teatro “Levantei-me do chão”, alusivo à obra "Levantado do chão" do prémio Nobel José Saramago. Também nesse dia, mas à noite, decorrera no Edifício dos Paços do Concelho uma sessão de apresentação da coleção de obras que integram a Ephemera, na qual esteve presente o proprietário desta biblioteca e arquivo, José Pacheco Pereira, entre outros intervenientes ligados a esse projeto, tendo nessa ação sido apresentado publicamente um dispositivo de visualização em 3D desse espólio.

Já na véspera do “dia inicial, inteiro e limpo”, como se referiu Sophia de Mello Breyner ao 25 de abril, foi apresentado na Biblioteca Municipal o livro de Cristina Clímaco “Republicanos, Anarquistas e Comunistas no Exílio (1917-1936)”.

Recorde-se que no âmbito destas comemorações tinham sido inauguradas em março, na Paços - Galeria Municipal, as exposições “Uma nova Concepção de Luta – Documentos e Materiais da LUAR e de Palma Inácio no Arquivo Ephemera” e “João Abel Manta: Obra Gráfica II – Caricaturas portuguesas dos anos de Salazar”, as quais podem ser visitadas até 29 de abril.

Última atualização: 12.03.2019 - 14:57 horas