De pequenino…se constrói um concelho saudável

04.05.2015

De pequenino não só se torce o pepino como se estimula hábitos de saúde e estilos de vida saudáveis…

Por essa razão a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver desde 2008 junto da comunidade escolar do concelho um programa com esse intuito, o qual conta com a parceria do Centro de Saúde de Torres Vedras, dos agrupamentos de escolas do concelho e da Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Esse programa consiste num conjunto de atividades nomeadamente de promoção da alimentação saudável e da prática de atividade física que se tornaram parte das diariamente realizadas pelas escolas torrienses.

No transato ano letivo, no âmbito desse programa, iniciou-se a realização de rastreios posturais junto de alunos do 1.º ciclo do ensino básico, tendo sido abrangidas as turmas do 4.º ano de escolaridade dos agrupamentos de escolas Henriques Nogueira e S. Gonçalo. As respetivas sessões, que resultam de uma parceria com a Physioclem, foram entretanto alargadas ao Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias.

Já no presente ano letivo são, como novidade no programa + Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis, dinamizadas atividades de promoção da dádiva de sangue (pela Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras), iniciativas no âmbito da promoção da saúde oral (em parceria com a Cooperativa de Ensino Egas Moniz), sessões formativas/informativas para agentes educativos (pela CUF Torres Vedras e a SOERAD) e visitas a boas práticas no âmbito da promoção da saúde.

Última atualização: 20.04.2020 - 15:58 horas