Cross de Torres Vedras: 700 atletas em competição no Parque Verde da Várzea

17.11.2021

Fotografia do momento de partida da prova de um escalão masculino, vendo-se o Castelo de Torres Vedras ao fundo.

O Cross de Torres Vedras – 39.º Corta-Mato de Matos Velhos realizou-se no passado domingo, 14 de novembro, reunindo cerca de 700 atletas no Parque Verde da Várzea. Esta edição simbolizou o regresso das provas de corta-mato de âmbito nacional a Torres Vedras, depois da interrupção motivada pela pandemia, no ano passado.

Em Torres Vedras estiveram clubes de várias associações distritais do país, contando com a participação de alguns dos melhores atletas nacionais de corta-mato. As provas abrangeram os escalões de benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos, em ambos os géneros.

Ana Mafalda Ferreira, do Sporting Clube de Portugal, venceu a prova de honra feminina, com a distância de 6.000 metros. Seguiu-se Jéssica Augusto, também do Sporting Clube de Portugal, e Susana Cunha, do Recreio Desportivo de Águeda.

Na prova de honra masculina, com a distância de 8.000 metros, o vencedor foi Paulo Barbosa, do Sporting Clube de Braga, o segundo classificado foi Rui Teixeira, em representação do Sporting Clube de Portugal, e na terceira posição ficou Luis Saraiva, do Sporting Clube de Braga.

A classificação por equipas contou com os seguintes clubes a subir ao pódio:

• 1º - União Desportiva de Várzea
  • 2º - Sporting Clube de Portugal
  • 3º - Run Tejo
  • 4º - NucleOeiras
  • 5º - Casa do Benfica de Torres Vedras

Durante o evento, a Câmara Municipal de Torres Vedras entregou uma oferta simbólica à Federação Portuguesa de Atletismo, que celebra o seu centenário em 2021.

Sublinhe-se que aquela Federação recorreu à prova para observar e selecionar os atletas juniores, sub-23 e seniores (femininos e masculinos) que serão chamados a representar Portugal no Campeonato da Europa de Cross Country, no próximo dia 12 dezembro.

O Cross de Torres Vedras – 39.º Corta-Mato de Matos Velhos foi organizado pela Câmara Municipal, em parceria com o Grupo Desportivo de Matos Velhos e a União Desportiva do Oeste.

Os resultados podem ser consultados aqui.

Última atualização: 17.11.2021 - 16:25 horas