Crianças do concelho estão a receber noções de socorrismo

23.11.2016

O projeto “Juntos Salvamos + Vidas” do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de 2015 está a ser implementado.

Trata-se de uma iniciativa do núcleo de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa que tem como objetivo fornecer a crianças noções básicas de primeiros socorros. Abrange 272 crianças: 151 da Escola Básica do 1.º Ciclo de Torres Vedras (Agrupamento de Escolas de São Gonçalo) e 121 de todas as escolas básicas do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira. Tem a duração de três sessões, por turma, e destina-se aos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, estando a ser implementado no horário das atividades de enriquecimento curricular.

De realçar que ter noções básicas de primeiros socorros pode fazer a diferença entre a vida ou a morte, por exemplo, num acidente, quer seja rodoviário, que seja doméstico. As pessoas com formação ou noções básicas a este nível tendem a agir mais do que as outras em incidentes onde a rapidez de resposta é fundamental.

No âmbito deste projeto são abordados conteúdos relacionados com a prevenção e dão-se a conhecer algumas medidas simples de segurança as quais as crianças poderão adotar para evitar acidentes. Na mesma medida, são demonstradas formas de tratamento dos vários tipos de mordeduras de animais e hemorragias e o que se pode fazer em caso de queimaduras solares, fraturas e distensões. Para além disso, as crianças são alertadas sobre quais as medidas que devem adotar em casos de emergência.

De referir que este é o quinto projeto do Orçamento Participativo da Câmara Municipal a ser executado, depois da “Asfaltagem da estrada até ao Casal de Porto Rio (São Pedro da Cadeira)”, da “Unidade Móvel de Apoio Social em A dos Cunhados”, da “Aquisição de Ambulância para Bombeiros Voluntários de Torres Vedras” e da “Ambulância de Socorro para a Freguesia da Silveira”.

Mais informação sobre o Orçamento Participativo da Câmara Municipal pode ser consultada no respetivo site.

Última atualização: 28.10.2019 - 18:28 horas