Crianças da freguesia de S. Pedro da Cadeira vão ter uma nova escola

05.06.2017

O futuro Centro Educativo de S. Pedro da Cadeira já está em construção.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra desta nova escola básica aconteceu hoje, dia 5 de junho.

De referir que este equipamento escolar que está a ser construído num terreno adjacente ao Caminho Municipal 1063-1, nas proximidades do estádio do FC S. Pedro, concentrará todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da freguesia de S. Pedro da Cadeira.

Na sua intervenção, o presidente da junta da freguesia local, Carlos Gomes, explicou que este será um equipamento de referência que proporcionará melhores condições de ensino, tendo confessado que o ato que decorria era o mais importante até ao momento da sua vida autárquica.

Já o presidente do Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo, Vítor Teodoro, relevou o facto do equipamento em construção vir a proporcionar às crianças daquela freguesia uma nova vivência e um melhor ensino, tendo enaltecido o trabalho municipal de construção de novos equipamentos escolares onde as crianças se sintam bem e construam o futuro de forma agradável.

Por fim, o presidente da Câmara Municipal reafirmou o empenho da entidade que dirige em continuar a proporcionar a todas as crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho equipamentos de última geração, tendo anunciado que recentemente foi realizada a escritura de aquisição do terreno para a construção do futuro Centro Educativo da Silveira. Carlos Bernardes referiu também que o projeto do futuro Centro Educativo do Turcifal já está praticamente concluído, tendo ainda recordado outras obras semelhantes que estão previstas em locais como o Ramalhal, Maxial, A dos Cunhados, Penafirme e, por fim, em Torres Vedras.

De referir que a cerimónia iniciara-se com a bênção do terreno pelo padre José João Quintã Pereira, tendo prosseguido com as referidas intervenções, a assinatura do auto de notícia da obra e a leitura de cartas por alunos presentes, a que se seguiu o lançamento da primeira pedra da mesma, junto à qual foram colocadas aquelas cartas, bem como o auto.

Nesta cerimónia estiveram presentes alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade das escolas da freguesia de S. Pedro da Cadeira com 1.º ciclo de ensino básico.

Recorde-se que o edifício do futuro Centro Educativo de S. Pedro da Cadeira terá dois pisos, e será constituído por doze salas de aula de ensino básico, duas salas de aula de jardim-de-infância, sala de prolongamento, dois gabinetes de estudo acompanhado, um centro de recursos, um ginásio com balneário, entre outros espaços.

4,8 milhões de euros é o investimento previsto nesta obra (comparticipado a 85% no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Oeste, pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Deverá estar concluída no segundo semestre do próximo ano.

Última atualização: 11.03.2019 - 15:10 horas