Costa torriense tornou-se a primeira do mundo a ser inclusiva pela cor

20.06.2016

Decorreu no passado dia 18 de junho, na Praia de Santa Cruz-Centro, a apresentação do sistema ColorADD, o qual foi implementado em 12 praias do concelho: Azul, Santa Cruz-Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Santa Helena, Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul, Foz do Sizandro e Porto Novo.

Trata-se de um sistema inovador, criado pelo designer Miguel Neiva, que ao ser aplicado às bandeiras de estado do mar e aos contentores de recolha seletiva de resíduos, permite a inclusão dos banhistas que não identificam corretamente as cores (os daltónicos).

Aquele ato contou com a presença do criador do código ColorADD, Miguel Neiva, do presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, e da secretária de estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, que classificou esta iniciativa como "um projeto que ajuda à inclusão de pessoas e a ter uma sociedade mais igual".

Com esta medida, a Câmara Municipal pretende melhorar a acessibilidade e a inclusão de todos os banhistas no espaço balnear, de modo a tornar a praia num lugar ainda mais seguro e confortável.

Última atualização: 30.10.2019 - 18:09 horas