"Conversas com Pais" trouxe Alexandre Quintanilha a Torres Vedras

29.11.2017

Na última sexta-feira, 24 de novembro, a Câmara Municipal de Torres Vedras promoveu mais uma edição do projeto “Conversas com Pais” subordinada ao tema “Viver a ciência e a tecnologia nos dias de hoje – um desafio?”. O orador convidado foi o professor Alexandre Quintanilha, investigador internacionalmente reconhecido e presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Com a plateia repleta, foram duas horas de uma conversa que facilmente se estenderia por mais duas, não fosse o adiantar da hora.

Tal como é esperado de um docente de Ciência, o Professor introduziu o tema de forma a que os presentes se sentissem “provocados” em algumas das suas convicções aparentemente mais inabaláveis, afirmando que 99% do genoma que transportamos não é humano e que 99,9% de todas as espécies já desapareceram. A partir destes dados, que causaram a intencional instigação aos presentes, o Professor iniciou uma “viagem” no tempo, que começou com a apresentação dos fatores que alteram o estado cerebral, nomeadamente, a educação, a estimulação cultural e a alteração de estados emocionais.

Com uma capacidade notável de transformar o complexo em simples e com uma visão profundamente humanista do fenómeno científico, Alexandre Quintanilha demonstrou à sociedade que a ciência faz parte do dia-a-dia de todos nós, que se reflete nos nossos gestos mais quotidianos, mesmo aqueles que, pela sua simplicidade, parecem estar desprovidos de uma explicação mais profunda.

Ao longo da sua comunicação, fez ainda a plateia refletir sobre questões éticas relacionadas com práticas médicas entretanto já assimiladas pela nossa sociedade (anestesia, reanimação, vacinação, etc.), relacionando-as com questões que estão no centro das preocupações da comunidade científica nos dias de hoje (engenharia genética, clonagem, inteligência artificial, entre outros). Nesta fase da conversa, alertou ainda para alguns conceitos que deverão marcar as nossas preocupações relativamente aos avanços da ciência nos próximos anos: o contranatura (Playing God), a eugenia, a equidade e a justiça (GenRich vs GenPoor), as disrupções sociais, a dignidade humana e a fraude.

Concluindo, perante uma plateia repleta de cidadãos não pertencentes às elites científicas, Alexandre Quintanilha desconstruiu uma temática por muitos considerada erudita, comunicando de forma simples, mas com uma profundidade notável, captando a atenção de uma plateia rendida à sua capacidade de comunicação.

Última atualização: 15.02.2019 - 17:45 horas