Conferência marcou o final do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”

21.12.2022

Fotografia da conferência final do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”.

“A proteção do ouriço não acaba aqui!” foi a conferência que marcou o encerramento do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, que decorreu no Externato de Penafirme, no passado dia 13 de dezembro. A conferência contou com cerca de 200 participantes e teve como objetivo apresentar o balanço da implementação do projeto.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos dos alunos do concelho de Torres Vedras desenvolvidos no âmbito do projeto, como posters científicos, trabalhos de ilustração científica e estórias sobre o ouriço-do-mar.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e o diretor do Externato de Penafirme, Carlos Silva, deram início ao evento, que contou com a participação de oradores da Câmara Municipal, do Externato de Penafirme e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A conferência encerrou com a transmissão de uma mensagem da diretora-geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva.

O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, teve como objetivo aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade. Esta operação, financiada pelo EEA Grants (aviso Smallgrants #3 – Apoio às iniciativas para educação – Literacia do Oceano), conta com a parceria do Externato de Penafirme, escola não agrupada que integra o programa educativo “Escola Azul”, do Ministério do Mar.

Sobre o EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

O EEA Grants tem como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt.

Última atualização: 21.12.2022 - 12:09 horas