Concelho foi palco para uma ação de formação sobre fogo controlado

09.04.2018

A Quinta da Charneca, no Casal do Palear (situada no território da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões), foi no dia 5 de abril palco para uma ação de fogo controlado realizada no âmbito de um curso de fogo controlado, para a credenciação de técnicos especializados para esta atividade.

Esta ação incidiu na queima de matos, para a gestão de combustível e criação de mosaicos, e contou com a participação de 11 alunos do curso técnico superior profissional de Defesa da Floresta da Escola Superior Agrária de Coimbra e de 12 elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana.

Esta força militar e a Câmara Municipal prestaram apoio logístico a esta ação, a qual foi também acompanhada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

De referir a propósito da realização da mesma que a Câmara Municipal tem efetuado anualmente ações de fogo controlado.

Também relacionado com o objetivo de tornar o território mais resiliente aos incêndios, de referir que tem-se constatado que a população está mais consciente e preocupada com a questão das limpezas e desmatações de terrenos, o que foi de resto constatável nas recentes ações de sensibilização relativas a esta temática que decorreram nas várias freguesias do concelho promovidas pela Câmara Municipal com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e da Guarda Nacional Republicana.

De referir ainda que a equipa municipal de sapadores florestais está atualmente a executar faixas de gestão de combustível junto à rede viária municipal.

Última atualização: 13.02.2019 - 11:54 horas