Concelho acolheu de novo festa do livro e da literatura

06.05.2019

Imagem da ação Uma noite entre os livros

Os ventos de liberdade de abril trouxeram a Torres Vedras muita cultura e especialmente literatura.

Torres Vedras foi assim pelo sexto ano “Cidade dos Livros”.

Um dos pontos altos dessa iniciativa foi a ação Uma noite entre os livros, na qual “miúdos” e “graúdos” tiveram a oportunidade de passar a noite na Biblioteca Municipal e perscrutar os mistérios noturnos que se escondem entre os livros... “Achimpa” foi a palavra da noite, trazida por um teatro de Catarina Sobral interpretado por Ângela Ribeiro e Fernando Cunha, o qual foi antecedido de uma visita-guiada àquele equipamento municipal e seguido da contação de histórias por mães e filhos. Entre bolachas, leite de chocolate e bolos, assim se passou essa noite, numa atividade que teve continuidade pela manhã com a leitura do conto O Morcego Bibliotecário e um ateliê de expressão plástica.

Fora precisamente com uma exposição de ilustrações alusiva a este conto de Paulo Galindro na Biblioteca Municipal que se iniciara o programa "Torres Vedras, Cidade dos Livros", que prosseguiu com uma Manhã de Histórias no Teatro-Cine em que alunos de vários níveis de ensino bem como a voluntária da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino Ana Manita apresentaram, em leitura coral e leitura encenada, histórias de autores como Arnold Lobel e Roald Dalh.

Outro dos pontos altos do programa "Torres Vedras – Cidade dos Livros" aconteceu no Dia Mundial do Livro (23 de abril), em que a atriz e contadora Ângela Ribeiro apresentou contos tradicionais portugueses na biblioteca escolar da Escola Básica n.º 1 de Torres Vedras no âmbito da ação Contos de Cá cará cá cá; Ana Manita levou histórias ao Centro Educativo da Carvoeira com a atividade As Histórias abrem caminhos; e a Biblioteca Municipal acolheu a 11.ª edição do Abraço de Contos, na qual Thomas BAKK apresentou histórias inéditas e de tradição oral, da autoria e adaptação do mesmo, em O Senhor dos Cordéis, tendo ainda outros contadores participado nesta ação.

Um outro conjunto de atividades foi ainda levado a efeito no âmbito do programa "Torres Vedras, Cidade dos Livros": O Outro Lado do Espelho, uma atividade intergeracional realizada na Escola 4G de Campelos e materializada na leitura e exploração dos livros AvósO meu Avô e O Rosto da Avó, que promoveram um debate sobre o envelhecimento; o espetáculo de dança/teatro Corpo-Mapa-Livro, apresentado por Joana Pupo e Marina Nabais na Biblioteca Municipal, cujo tema central é o livro e em que se utilizaram textos de heterónimos de Fernando Pessoa; a formação homónima que teve lugar no mesmo espaço; a oficina de expressão plástica destinada a famílias As caras da minha mãe, na Escola 4G dos Campelos; a declamação de poemas da língua portuguesa pelo Coro Leitor Freiria dos Chapéus, na Praça 25 de Abril; a atividade Um léxico diferente, na Fábrica das Histórias, na qual se divulgaram ideias e propostas de ação para o trabalho com pessoas com necessidades educativas especiais; e a inauguração igualmente nesse espaço da exposição INTempo – Sempre a mesma história, que deu a conhecer a diversidade de autores e técnicas abordadas nas oficinas artísticas da Fundação AFID Diferença. Uma mostra que pode ser visitada até 29 de junho.

Cerca de 950 participações foram contabilizadas no descrito conjunto de ações que criaram uma verdadeira festa do livro e da literatura que se estendeu a outras formas de expressão artística…

Última atualização: 09.05.2019 - 13:39 horas