Comunicado: remoção de espécies arbóreas

25.01.2018

Face ao elevado estado de envelhecimento das seis árvores da espécie Robinia Pseudoacacia existentes na Praça Machado Santos, em Torres Vedras, com o objetivo de determinar o potencial risco de rutura que pode provocar situações de perigo, a Câmara Municipal recorreu a uma empresa especializada em arboricultura urbana para a inspeção, diagnóstico e avaliação do grau de perigosidade destes exemplares. A metodologia adotada considerou os eventuais pontos de debilidade e a capacidade de resposta das árvores, contemplando a inspeção visual, a caraterização da copa, folhas, ramos, tronco, colo e do sistema radicular e a realização de análises instrumentais através de resistógrafo.

O relatório desta avaliação refere a existência de lesões extensas com morte de câmbio libero-lenhoso na maioria das árvores, com seca e apodrecimento dos tecidos internos expostos, fissuras e cavidades, o que revela que efetivamente, a estabilidade estrutural das seis árvores está comprometida, associada a um grau de perigosidade muito elevado.

Face ao elevado risco de rutura identificado a Câmara Municipal irá proceder ao abate das árvores existentes na Praça Machado Santos, durante esta semana.

Ciente da importância das árvores em contexto urbano a Câmara Municipal irá proceder à plantação de doze árvores em vários espaços verdes da Cidade.

Última atualização: 14.02.2019 - 17:06 horas