Comitiva participante no "Jogo do Município" visitou o Parlamento Europeu

20.09.2016

Uma comitiva torriense deslocou-se a Bruxelas no início deste mês para visitar o Parlamento Europeu.

Esta deslocação, que teve lugar nos dias 7 e 8 de setembro, realizou-se no âmbito da edição de 2015/2016 do Jogo do Município, tendo a mesma sido constituída por alunos e professores das escolas finalistas na iniciativa (Escola EB 2,3 S. Gonçalo, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e núcleo de Torres Vedras do CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica), pela vereadora da Câmara Municipal, Ana Umbelino, e por elementos do Centro de Informação Europe Direct do Oeste, entidade que colaborou na organização desta ação.

A comitiva foi recebida pelo eurodeputado José Inácio Faria que amavelmente a acompanhou ao hemiciclo do Parlamento Europeu, familiarizando os seus elementos com as competências do mesmo, os partidos políticos europeus aí representados e o número de lugares por grupo político nessa instituição. Na ocasião houve ainda a oportunidade de visitar o Parlamentarium e aceder aos diversos suportes interativos sobre a União Europeia existentes nesse museu. Todas as despesas inerentes a esta experiência foram generosamente suportadas pelo eurodeputado José Inácio Faria, que representa o Partido da Terra e integra desde 2014 o Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa, no Parlamento Europeu.

De referir que também no âmbito da edição do Jogo do Município referente ao ano letivo 2015/2016 já tinham sido proporcionadas visitas a uma reunião de câmara pública, assim como a uma reunião plenária na Assembleia da República, tendo aquela primeira visita sido efetuada no intuito de se proporcionar um contacto com outra  instituição representativa da voz dos cidadãos, mas a uma dimensão europeia.

Recorde-se que o Jogo do Município, iniciativa que é uma organização da Câmara Municipal, consiste na simulação de um processo eleitoral em contexto escolar, tendo início nas escolas participantes (com 3.º ciclo do ensino básico e ensinos secundário e profissional) com a elaboração e votação de propostas enquadradas numa temática definida, sendo a escolhida levada à assembleia final, que se realiza anualmente no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

“Estereótipo e Preconceito: Reflexão e Ação!”  foi no transato ano letivo o tema do Jogo do Município.

Última atualização: 29.10.2019 - 16:33 horas